O PIB do terceiro trimestre foi o último com a atual metodologia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A principal mudança será a atualização do ano-base das Contas Nacionais, sistema pelo qual se mensura o PIB. Passará de 2000 para 2010.

CARREGANDO :)

O IBGE já informou sobre a mudança aos usuários. Entre as alterações, está a incorporação de dados da pesquisa de indústria do instituto, que foi reformulada, com novas ponderações para os setores e ampliação do escopo de produtos pesquisados, além da reclassificação de alguns setores.

Nesta sexta-feira (28), o instituto divulgou os dados referentes ao PIB do terceiro trimestre. A economia do país cresceu 0,1% na comparação com o trimestre anterior. Já na relação com o mesmo período do ano passado, recuou 0,2%.

Publicidade

O resultado dos meses de julho, agosto e setembro mostra que a atividade econômica deixou a recessão, porém segue estagnada. O fraco desempenho foi ditado pela queda do consumo das famílias.

Dados incorporados

A inclusão ocorre seis meses após o PIB ter absorvido dados lançados em 2013 sobre o setor de serviços.

Além das informações da indústria, outros dados estão sendo incorporados ao PIB, seguindo recomendações internacionais. O diretor de pesquisas do IBGE, Roberto Olinto, disse que vários países fazem atualmente processo semelhante de ajuste de seus sistemas de apuração do PIB.

Segundo analistas, as novidades podem contribuir para um resultado mais positivo neste ano, já que a indústria sinalizou melhor no terceiro trimestre e alguns ramos que ganharam peso podem ter resultado favorável neste último trimestre.

Publicidade