• Carregando...

Curitiba – Depois de mais de um mês de uma primavera fria e chuvosa, finalmente nesta semana o curitibano pôde deixar guarda-chuva e roupas pesadas em casa e apostar nas roupas mais leves de verão. Além de melhorar o ânimo, as temperaturas mais elevadas embalaram as vendas no comércio. As lojas de roupas de Curitiba agradecem a estabilização do clima, principalmente porque ele chegou junto com o último feriado do ano.

"A proximidade de um feriado prolongado, e com perspectiva de tempo bom, aumentou as vendas de moda praia em 50%", comemora Adriana Galuski, da loja Kas Lagoon, do Park Shopping Barigüi. A gerente conta que o longo período de chuvas havia derrubado o movimento na loja. "A chegada do calor influencia principalmente a moda feminina, pois a mulher compra e quer usar", diz Dennis Seixas, superintendente do shopping. O movimento, medido pelo fluxo de veículos, aumentou no feriado 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do temor de que muita gente viajasse, esvaziando o comércio, a loja Tritton do Shopping Müeller, filial de uma rede nacional de moda jovem, registrou aumento de 30% nas vendas desde o início da semana passada. A chegada do calor serviu para a consolidação da coleção verão. "Nossa coleção tem duas fases: a primeira, a partir de agosto, em que há a transição do inverno, e a segunda a partir de outubro, em que a coleção verão prevalece na loja", diz o gerente Márcio Posser.

Fora dos shoppings, fisicamente protegidos contra o mau tempo, o clima quente é ainda mais benéfico. "Com chuva as pessoas só saem de casa se for mesmo necessário", diz Luciane Rotava, gerente da loja de moda infantil. Clever Baby, que fica na Rua Ângelo Sampaio. Como a loja depende do bom tempo, o movimento cresceu 60% no feriadão.

Nas lojas da Rua XV, o movimento também aumentou consideravelmente. A aposentada Andréia Reichmann, 60 anos, aproveitou o bom tempo desta quarta-feira para passear com duas amigas pelo calçadão. As três senhoras carregavam sacolas com produtos de verão. As lojas da rua de comércio mais importante da cidade investiram pesado nas altas temperaturas. Nas vitrines as peças mais quentes são calças jeans, mesmo assim, curtas.

A alta no movimento trouxe também melhores perspectivas para o comércio no fim do ano. No comércio geral, que inclui shoppings, comércio de rua e shoppings populares, a perspectiva é de um faturamento 8% do que no Natal passado, segundo a Associação Comercial do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]