A Câmara de Curitiba aprovou nesta terça-feira (25) a proibição da cobrança de taxa por emissão de carnê ou boleto bancário. Segundo o autor da proposta, vereador Roberto Hinça (PDT), a cobrança fere o Código de Defesa do Consumidor e gera despesas injustas aos clientes. No entanto, antes mesmo de a matéria ser sancionada pelo prefeito Beto Richa (PSDB), há quem questione a constitucionalidade da proposta. Isso porque a Constituição Federal determina que os municípios não têm competência para legislar sobre o sistema bancário.
Decisões anteriores da Justiça impediram que alguns municípios brasileiros definissem, por exemplo, o horário de funcionamento dos bancos e o tempo máximo de permanência dos clientes nas filas. Hinça, entretanto, rebateu as críticas de que o projeto seja inconstitucional e afirmou que a legislação federal já proíbe a cobrança. "Só que a regra não é cumprida. Por isso, a matéria aprovada aqui em Curitiba é uma espécie de regulamentação", argumentou. "É dever da Câmara atentar para os interesses dos cidadãos locais." O pedetista disse que o consumidor já paga pelo preço dos produtos e, portanto, não pode ser obrigado a pagar um valor adicional que não foi acordado.
O líder do governo na Casa, Mario Celso Cunha (PSB), também defendeu a aprovação da proposta e alegou que o Legislativo precisa debater temas contraditórios. "Não podemos abrir mão das nossas prerrogativas de discutir, debater e votar", declarou. "O interesse da população deve ser levado em conta na elaboração das propostas."
Qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe abaixo seu comentário
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast