
Depois de sete anos à frente da diretoria de marketing da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Rogério Mainardes volta em setembro para o Grupo Positivo onde esteve por 21 anos, primeiro como gerente e depois como diretor de marketing. Na RPC, Mainardes coordenou o projeto de integração das empresas do grupo e a criação da marca da rede.
Gazeta do Povo Qual o balanço do trabalho de construção da marca RPC?Rogério Mainardes Ela representa hoje uma força de integração do estado. Elevamos a percepção das pessoas sobre a vocação do grupo, que é comunicar com ética, seriedade e responsabilidade. O papel do marketing é esse: fazer com que os valores da empresa sejam percebidos.
Que experiências você leva para o Grupo Positivo?Levo um grande aprendizado de ética e respeito pelas pessoas. Além disso, acredito que há muita semelhança entre a educação e a comunicação. Uma similaridade que só se vê trabalhando muito tempo nas duas áreas. Um professor, tanto quando um profissional de comunicação, precisa ser capaz de se fazer entender.
Que desafios o aguardam no Positivo?Teremos que resgatar a essência pela qual o grupo foi criado e se solidificou, e permeá-la nessa grande estrutura que foi criada. Nosso primeiro desafio será fazer com que esses valores e princípios sejam novamente percebidos. Um segundo será a consolidação nacional da marca.
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Eventos
A fundadora e presidente da rede de hotéis Blue Tree, Chieko Aoki, estará em Curitiba amanhã para a primeira reunião da Academia Brasileira de Eventos promovida fora do eixo Rio-São Paulo. A discussão vai girar em torno das ferramentas do marketing promocional, promoção comercial e do turismo de negócios. Durante a visita, Cheiko, que vem de São Paulo, também vai participar de uma reunião com toda a equipe da rede na cidade.
Eletrônicos consignados
O Paraná Banco, braço financeiro do Grupo J. Malucelli, fechou convênio com a fabricante de eletrônicos Philips para a venda de equipamentos financiados com crédito consignado. O produto, chamado EletroJá, é o mesmo que oferece desde abril equipamentos Electrolux e Positivo Informática. No correspondente financeiro, o cliente escolhe o que quer e acerta um pagamento parcelado com desconto em folha. A fábrica envia a compra para a casa do consumidor.
Bandeira
O grupo Pão de Açúcar pretende inaugurar mais um posto de combustíveis da bandeira Extra em Curitiba, no bairro Alto da XV. Neste ano, o grupo deve investir R$ 216,7 milhões contra R$ 149,7 milhões em 2006. Já foram inauguradas três novas lojas em São Paulo, e outras duas estão em fase de acabamento.
Aço paranaense
A siderúrgica sueca SSAB tem planos ambiciosos para o Paraná. O estado deve abrigar um novo centro de distribuição para suas chapas de aço ultra-resistente e uma unidade de processamento. A unidade de Paranaguá ficou pequena depois que fabricantes de implementos rodoviários (carretas e caçambas) e guindastes passaram a usar o aço Domex.
Mais leve
A primeira empresa de implementos rodoviários a adotar o Domex foi a Pastre, de Quatro Barras (região de Curitiba), há dois anos. Hoje, 70% dos produtos levam o aço especial, que, por ser mais resistente, pode ter espessura menor e reduzir entre 8% e 20% o peso do reboque.
Ônibus novo
A Mascarello, de Cascavel, está de olho em duas novas linhas de crédito do BNDES para elevar em 25% a venda de carrocerias de ônibus. O governo federal vai liberar empréstimo de R$ 600 milhões para estados, municípios e empresas particulares que queiram comprar ônibus para o transporte de alunos da zona rural. A expectativa é que os programas Caminhos da Escola e Pró-Escolar garantam a compra de 6 mil ônibus neste ano.
Crescendo
A Mascarello vai participar das licitações dos dois programas, mas acredita que os processos de compra só terminem no início do ano que vem. No ano passado, a empresa fabricou 1.003 carrocerias, e prevê crescimento de 20% neste ano. Se confirmadas as expectativas em relação às novas linhas do BNDES, a produção deve passar a 1,5 mil unidades em 2008.
Roupa nova
Ponta Grossa quer ser a terra da moda esportiva. As 60 pequenas e médias empresas da cidade formalizam dia 4 de setembro um centro de produção e distribuição de sportswear, fitness, e uniformes com direito a desfile. Os representantes garantem que têm aquilo que falta nos grandes pólos como Cianorte: mão-de-obra qualificada, saída do curso de moda e estilismo da UEPG e das fábricas-modelo do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.
Palmas para a Herbarium
Dois reconhecimentos fizeram a festa da paranaense Herbarium Laboratório Botânico nos últimos dias. Um deles veio com o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT) na categoria regional, média empresa 2007. Ele destaca práticas diferenciadas de gestão e a valorização dos colaboradores.
Outro destaque da fabricante instalada em Colombo e dirigida pela empresária Magrid Teske (foto) foi a classificação entre as 100 Melhores Empresas para se Trabalhar, obtida na pesquisa do guia Época e da consultoria norte-americana Work Institute.