Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Portos

Caminhões são retidos no início da serra

A fila de caminhões para entrada no pátio do Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (28) | Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A fila de caminhões para entrada no pátio do Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (28) (Foto: Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Os caminhões carregados de grãos que seguem para o Porto de Paranaguá já estão sendo retidos antes do início do trecho sinuoso descida da serra da BR-277, no km 45, em São José dos Pinhais. A medida foi tomada para deixar o acostamento do trecho de serra livre para qualquer eventualidade. A fila já chega a 34 quilômetros, por volta das 20h10. Os caminhões estão parados até o km 34, ainda na região do Litoral e a partir do km 45, em São José dos Pinhais, até o km 48, de acordo com a Ecovia, concessionária de pedágio que administra o trecho.

Segundo a Ecovia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) optou por adiantar a parada dos caminhões para o trecho anterior aos viadutos porque há boas condições de visibilidade na serra. Na segunda-feira (28), os veículos foram retidos a partir do km 62, também em São José dos Pinhais.

Os caminhões formaram a fila no fim de semana por causa do escoamento da safra de grãos no Porto de Paranaguá. Nesta terça-feira, a fila havia diminuído, numa extensão de 20 quilômetros. Porém, com o movimento do começo da tarde, a fila voltou a aumentar e chegou a atingir 35 km, por volta das 17h30.

Causas

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a fila foi ocasionada, entre outras razões, pela chuva constante, que impede o carregamento dos grãos nos navios. Além disso, os grãos não devem ser molhados para não estragarem. A fila de caminhões se forma porque não há espaço para deixar a carga nos armazéns do porto, que permanecem cheios. De acordo com a assessoria da Appa, um caminhão está levando cerca de 12 horas para chegar ao pátio do porto, a partir do momento em que passa da praça de pedágio.

Em média, 1,5 mil caminhões têm sido atendidos por dia, já que o serviço é 24 horas. A expectativa da Appa é de que, entre domingo e até o fim desta terça-feira, 4,5 mil caminhões já tenham sido atendidos. Ainda segundo a autarquia, a partir de quarta-feira (2), o fluxo de caminhões deve começar a diminuir, já que o movimento é mais intenso entre domingo e terça-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.