O Caminhos do Campo, produto editorial da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), foi duplamente premiado na tarde de ontem, em Curitiba. A Gazeta do Povo conquistou o primeiro lugar na categoria impresso e a TV Cultura, de Maringá, a segunda colocação na 3.ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo, conferido pela Organização das Cooperativas do Paraná.
A matéria vencedora pela Gazeta do Povo, "Pequenos produtores, grandes negócios", publicada em julho no suplemento Caminhos do Campo, é de autoria dos jornalistas Giovani Ferreira e Valmir Denardin, da editoria de agronegócio. O texto mostra que por meio do cooperativismo pequenos agricultores conseguem se manter no campo, industrializam a produção e disputam espaço com as multinacionais do setor, inclusive no mercado tipo exportação. A reportagem da televisão, "Agricultura planejada", da repórter Solange Riuzim, destaca como o agricultor organizado ganha eficiência na condução da propriedade e sofre menos os efeitos das crises que atingem o agronegócio.
O caderno Caminhos do Campo da Gazeta do Povo tem periodicidade quinzenal e circula às terças-feiras. O programa de televisão vai ao ar aos domingo, às 7 horas. A versão jornal foi lançada em outubro de 2005 e a da televisão em fevereiro deste ano.
A premiação ocorreu durante o Encontro Estadual dos Cooperativistas Paranaenses, realizado no Estação Embratel Convention Center, com a presença de 2 mil pessoas entre cooperados, dirigentes e funcionários do sistema.