• Carregando...
Camisetas com seis estrelas venderam bem até ontem | Anna Paula Franco/ Gazeta do Povo
Camisetas com seis estrelas venderam bem até ontem| Foto: Anna Paula Franco/ Gazeta do Povo

20 mil camisetas com o brasão do Brasil fabricadas por uma confecção familiar de Curitiba foram vendidas na capital e no interior do estado nos últimos dias. Estoque que restou agora vai ficar encalhado.

Apesar do vexame brasileiro no jogo de ontem, o vendedor Luiz Fernando Pires ainda tem motivos para ficar satisfeito com a seleção canarinho. Representante de uma facção de confecção familiar de Curitiba, ele vendeu 20 mil peças com o brasão da equipe brasileira, na capital e no interior. No desenho, usou uma saída criativa para incentivar a torcida: estampou a sexta estrela como na reserva da constelação. "E se tivesse feito mais, tinha vendido", conta. Os três funcionários da facção trabalharam nos últimos 90 dias para garantir o estoque. "Só sobraram 20 peças". As camisetas de Pires custam R$ 12.

As demais amarelinhas expostas nas barraquinhas de camelô ostentavam as cinco estrelas já garantidas. "A do hexa deve chegar no domingo", previa um vendedor antes da derrota para a Alemanha.

A empresária Rosemary Miller, da Kota Sul Camisetas, de Curitiba, fez 500 mil peças com o tema da Seleção Brasileira. Mas preferiu deixar as estrelinhas de lado. "A produção foi sob encomenda, e usamos o brasão da seleção e o das empresas, que compraram as camisetas para presentear os funcionários", diz. Na reta final da competição, Rosemary encerrou a linha das amarelinhas. "O evento me decepcionou. Tivemos só 15% das vendas que registramos em mundiais anteriores", diz.

Estratégia

Na incerteza dos resultados em uma promoção como essa, em que o sucesso depende de fatores que estão fora do controle do empresário, é essencial planejar a estratégia de vendas. "É quando se tem pouco dinheiro que o planejamento é ainda mais essencial. As margens para erro são bem reduzidas e exigem ainda mais cuidado", diz o professor de estratégia e empreendedorismo Thiago Almeida, do Instituto de Mercado de Capitais (Imbec), do Rio de Janeiro.

Uma das saídas para aproveitar o momento propício para um novo investimento, como é o caso das camisetas com a sexta estrela, é o empreendedor buscar parcerias para dividir o risco. "A estratégia pode incluir o parceiro ou fornecedor, levando a negociações distintas, como preço reduzido e divisão do lucro ou prejuízo", explica.

Em um outro momento, também pode haver oportunidade de renovar um estoque que pode ficar encalhado. "Os custos já foram pagos e será necessário um investimento menor para reaproveitar o produto. Vale a pena se planejar para isso", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]