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Campanha destaca presença da Gazeta do Povo na vida do paranaense

Gravação das peças publicitárias exigiu produção cuidadosa. | Divulgação
Gravação das peças publicitárias exigiu produção cuidadosa. (Foto: Divulgação)

Com 96 anos de circulação, o jornal Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), se posiciona como uma marca que está o tempo todo com seus leitores. A nova campanha institucional, que será lançada neste domingo (23), reforça a presença da marca em qualquer que seja o momento de vida das pessoas. Todas as peças criadas pela The Getz levam a assinatura Isso é sua vida, isso também é Gazeta.

A campanha vem para reforçar o posicionamento multiplataforma da Gazeta do Povo, que oferece informação, serviço e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital, seja desktop, tablet ou mobile, em projetos especiais e eventos. “Há algum tempo deixamos de ser apenas um jornal. Consolidamos nosso posicionamento como uma plataforma presente no dia a dia das pessoas”, diz Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.

O reflexo desse posicionamento adotado pela Gazeta do Povo nos últimos anos se dá em nos índices de audiência, provando que nunca se leu tanto jornal como hoje em dia, seja na internet ou no impresso. Os resultados mostram mais de 720 mil leitores semanais de acordo com estudos do Ipsos Marplan e mais de 60% de crescimento em unique visitors no primeiro semestre deste ano em comparação ao ano anterior, segundo dados da ComScore Digital Analytix.

Essas transformações indicam algumas das estratégias adotadas pelos jornais para se adequar aos novos hábitos e melhorar a experiência dos leitores. “Nós nos acostumamos a olhar para a força do meio por um ângulo que não o favorece. O jornal não é só papel. Precisamos dar novo significado o termo jornal. Hoje, as empresas são multiplataforma”, diz Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM, que participa diretamente no comitê da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) para reposicionar o meio jornal.

Nós nos acostumamos a olhar para a força do meio por um ângulo que não o favorece. O jornal não é só papel. Precisamos dar novo significado ao termo jornal. Hoje, as empresas são multiplataforma

Ana Amélia Filizola diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM

Essa percepção tem impacto direto na relação entre o mercado publicitário e os veículos. “A equivocada mensuração do alcance dos jornais com base apenas no número de exemplares vendidos e não na audiência e do preço passa a sensação de falta de efetividade do meio”, explica Ana Amélia.

Segundo dados de pesquisa do Ipsos Marplan, 62% dos leitores de jornal não fazem outra atividade enquanto estão lendo. “Isso quer dizer que a mensagem publicitária tem uma chance infinitamente menor de dispersão do que em outros meios como, TV, rádio e internet. Além disso, a pesquisa mostra ainda que os leitores de jornal têm o maior recall de propaganda”, acrescenta. Para reverter essa situação, a Gazeta do Povo junto a ANJ tem sido pioneira na discussão e elaboração de metodologia de audiência, integrando players importantes como Marplan e Comscore.

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