Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Selic

Campos Neto diz que governo está no caminho certo, mas pede paciência para baixar juros

Roberto Campos Neto
Presidente do Banco Central diz que queda da taxa de juros não é imediata e leva um longo tempo de três a quatro anos. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda (12) que a equipe econômica do governo está seguindo no caminho certo para controlar a inflação e os gastos públicos na iminência da votação do novo arcabouço fiscal, previsto para ainda este mês de junho segundo o relator, senador Omar Aziz (PSD-AM).

De acordo com ele, as condições para começar um novo ciclo de queda na taxa de juros Selic estão se formando, mas que ainda é preciso ter paciência para alcançar o necessário.

“Não é mecânico e nem eu posso prever se vai ser, como vai ser, quando vai ser. A gente acha que o ambiente melhorou, os juros futuros já caíram, o câmbio está andando na direção certa. Às vezes, a ansiedade do timing de um, dois, três meses, pra quem está no setor real, ela é muito importante. Mas, para quem está do outro lado tem que pensar: se eu sacrificar aqui, se eu esperar um pouco mais ou um pouco menos, qual vai ser o efeito da medida”, questionou.

Campos Neto afirmou que o ciclo de queda dos juros não é imediato e tem uma longa duração de “três a quatro anos”, e que é preciso “ter um pouco de paciência, as coisas estão indo no caminho certo”. “Está abrindo um cenário positivo, e parte do trabalho está sendo feito”, concluiu.

A taxa de juros atual, em 13,75%, vem sendo constantemente criticada pelo governo desde o começo do ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne na próxima semana para discutir os rumos da Selic.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.