Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento

Campus Party 2012 foca empreendedorismo

Cerca de 5 mil pessoas devem acampar durante a Campus Party deste ano, que será no Anhembi, em São Paulo | Divulgação
Cerca de 5 mil pessoas devem acampar durante a Campus Party deste ano, que será no Anhembi, em São Paulo (Foto: Divulgação)

A Campus Party deste ano, que começa hoje e vai até sábado, está diferente. Em sua segunda edição sob o comando do gaúcho Mario Teza, o maior encontro de cultura digital do país pisa mais forte no campo do empreendedorismo, sob o conceito de "open innovation" ou "inovação aberta e colaborativa", proposto em 2003 pelo professor americano Henry Chesbrough.

"Vamos colocar a inteligência da Campus a serviço de empresas e governo", disse Teza à reportagem, afirmando também que o conteúdo será multidisciplinar. "As áreas devem interagir mais."

O evento, que neste ano ocupará o Anhembi pela primeira vez, chega à sua maturidade, segundo o diretor. "O espaço é genial", opina lembrando a di­­­mensão do evento que coordena. "A ‘Rio +20’ é menor do que a gente! O que a gente faz é muito grande, mas estou otimista."

A edição passada teve problemas. Filas enormes, muito barulho e sucessivas quedas de energia. Para este ano, há geradores "para iluminar São Paulo", diz Teza. Além disso, quase metade do público pediu para receber suas credenciais em casa, o que deve diminuir o tradicional caos do primeiro dia.

Teza disse que o diálogo entre público, Campus Party e empresas funcionou de maneira mais efetiva agora e foi possível implementar mais sugestões na estrutura e programação, que, aliás, segundo Teza, promete ser "a melhor em cinco anos".

Entre os participantes nacionais estão as crias da web Rafinha Bastos, Mauricio Cid (do blog "Não Salvo"), PC Siqueira, Rodrigo Fernandes ("Jacaré Banguela"), Rosana Hermann ("Querido Leitor"), Felipe Neto, Jovem Nerd e os músicos Emicida, MV Bill e Gaby Amarantos (a "Beyoncé do Pará").

Já os convidados internacionais são Alex Bellos, jornalista e autor do livro Alex no País dos Números (Companhia das Letras); Nick Denton, CEO do site de blogs Gawker; Michio Kaku, um dos grandes nomes da física teórica no mundo; Sugata Mitra, professor visitante do MIT e pesquisador das relações entre educação e tecnologia; Julien Fourgeaud, diretor de produtos da Rovio (criadora do game "Angry Birds"); e, mais uma vez, o diretor da Wikimedia Foundation, Kul Wadhwa, que volta especialmente para falar sobre as leis antipirataria em pauta.

Ao vivo na web

Quem não puder comparecer ao evento pode assistir às principais palestras pela internet. A organização afirma que cerca de 156 horas de conteúdo, das 500 horas na programação, serão transmitidas pela web, na Campus Live (http://live.campus-party.org). Outra opção é acompanhar os destaques pelo Twitter. Serão usadas as seguintes hashtags, de acordo com cada área e tema da mesa redonda ou palestra: #cpbrED (Entretenimento Digital), #cpbrCI (Ciência), #cpbrIN (Inovação), #cpbrCD (Cultura Digital) e #cpbrMainStage (Palco Principal).

Com acesso à internet duas vezes mais rápido do que no ano passado, a Campus Party espera reunir 7 mil pessoas. Segundo os organizadores, serão 20 Gigabits por segundo (Gbps), o dobro do ano passado. Os investimentos diretos são estimados em R$ 15 milhões. Esta é a quinta edição da feira no Brasil, que tem a proposta de discutir tendências do mundo digital. Como acontece todos os anos, haverá um espaço destinado a acampamento dos participantes, onde são esperadas 5 mil pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.