A decisão do exército dos Estados Unidos de cancelar o programa Aerial Common Sensor, que permitira a entrada da Embraer no mercado de defesa do país, levou a companhia brasileira a suspender a operação montagem de aviões em Jacksonville, na Flórida. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela agência Reuters.
No entanto, e ainda segundo a Reuters, a Embraer afirmou que continua a considerar o Cecil Commerce Center como local escolhido para suas iniciativas de defesa na América do Norte.
A suspensão da operação foi divulgada no mesmo dia em que também aumentam as especulações segundo as quais a companhia converteria todas as suas ações em ordinárias, conforme reportagem publicada no jornal Valor Econômico.
A notícia da conversão compensou as perdas que poderiam afetar os papéis da companhia com o cancelamento do programa dos EUA, segundo a analista da corretora BES Securities Elaine de La Rocque.
De acordo com a Reuters, às 11h58min, as ações ordinárias da Embraer subiam 7,1% e as preferenciais, 2,77%, enquanto o Ibovespa recuava 0,34%.