Morre o publicitário Gilberto Ricardo dos Santos, um dos fundadores da OpusMúltipla
Difícil explicar um sentimento de perda como este da segunda-feira de carnaval. Mais difícil ainda é escrever sobre alguém que sempre trabalhou de forma equilibrada com as palavras. Um profissional que se transformou em empresário e viveu de suas ideias e de seus textos. Soube colocar as palavras no lugar certo, na quantidade certa para explicar um produto, um serviço, uma oferta ou benefício.
Um dos mestres do texto publicitário paranaense partiu neste carnaval. Saiu da cena do nosso dia a dia o publicitário Gilberto Ricardo dos Santos. Foi juntar-se ao Sérgio Mercer, ao Jamil Snege e a poucos outros profissionais que tão bem valorizaram a propaganda paranaense pelo talento e pelo respeito à arte de bem comunicar.
Perdemos todos que valorizamos as ideias criativas e fundamentadas. Todos que valorizamos o talento inspirado e inspirador.
Olhar para a vida deste publicitário paranaense é olhar as marcas deixadas pelas boas ideias. É olhar para as campanhas que construíram o conceito da "Curitiba, capital ecológica". Campanhas que promoveram a autoestima dos curitibanos, como poucas campanhas fizeram antes ou depois.
Ao se unir na agência OpusMúltipla a Desidério Máximo Pansera e José Dionísio Rodrigues, Gilberto fez muito pela valorização e pela qualidade da propaganda no Paraná. Com o Gilberto aprendemos que o bom texto não fica pronto por acaso. É fruto da cultura, conhecimento, informação, observação, análise e crítica.
Fica com todos que convivemos com este profissional, que usufruímos e fomos influenciados por suas ideias e mensagens, um grande respeito, reconhecimento e admiração. Que o seu exemplo de talento e inteligência se transforme na busca incessante de qualidade de que a propaganda tanto carece em nosso estado.
* * * * *
Rogério Mainardes é publicitário e diretor corporativo de Marketing do Grupo Positivo.