Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Carnaval impulsiona vendas de produtos populares. Muitos Vêm da China

Quem passeia pelo Saara, no Rio, ou pela 25 de março, em São Paulo, atrás de produtos de carnaval mal sabe que já existe chinês até no samba. Segundo a Associação Brasileira de Produtos Populares, o Brasil importa R$ 6,6 bilhões por ano de enfeites, brinquedos e acessórios de pequeno valor por ano, sendo que 80% deste montante, ou R$ 5,270 bilhões, vêm da China.

Do total das vendas, 30% são comercializadas no carnaval, entre perucas, serpentinas, apitos e outros artefatos.

- Nos últimos dois anos as vendas no carnaval têm crescido muito, gerando expectativas bem positivas. Em 2007, a probabilidade é de que as vendas de carnaval cresçam de 15% a 20% em relação ao ano passado - diz o presidente da associação, Gustavo Dedivitis.

De acordo com o executivo, o fato de o real estar mais valorizado em relação ao dólar favorece ainda mais as importações da China. Além disso, os brasileiros vêm comprando produtos de menor valor - o que impulsiona as vendas de produtos mais baratos, especialmente aqueles comercializados nas lojas de R$ 1,99.

- Há um crescimento do mercado de produtos populares como um todo. O ticket médio de compra do brasileiro caiu de R$ 20 a R$ 30 no Natal de 2004 para R$ 10 em 2006, por exemplo, o que favorece o segmento. O mesmo vem acontecendo em outras datas como "volta às aulas" e carnaval - conta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.