Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba já começaram a ser entregues. De acordo com a Prefeitura, este ano, serão lançados 576 mil carnês, que deverão chegar aos seus destinos até o final de janeiro, via correio.
A estimativa de arrecadação com o IPTU de 2013 é de R$ 447 milhões e, segundo a prefeitura, o reajuste do valor do imposto foi de 5,53%, o mesmo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses.
Pagamento
Até o dia 11 de fevereiro, os contribuintes que pagarem à vista o IPTU terão um desconto de 6% sobre o valor do imposto. Quem preferir também pode parcelar o pagamento em dez vezes, de fevereiro a novembro, com vencimentos entre os dias 11 a 15 de cada mês.
A prefeitura disponibiliza ainda a opção de realizar o pagamento com débito em conta corrente. Neste caso, a primeira parcela será debitada apenas no dia 22 de fevereiro.
Atrasados
Os contribuintes que não quitaram o IPTU de 2012 terão uma segunda chance, a partir de meados de janeiro, para regularizar a situação de inadimplência. Segundo o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da prefeitura, Sérgio Luiz Primo, até novembro de 2012, quase 63 mil pessoas ainda não haviam pago o imposto relativo a 2012, e outros 39 mil, que tinham assumido parcelas, deixaram o pagamento pela metade.
O departamento ainda não fechou os dados até o mês de dezembro, o que deve ser feito até o dia 10 janeiro. De acordo com Primo, o próximo passo da prefeitura para tentar regularizar a situação dos inadimplentes é propor um parcelamento amigável. "Se mesmo com essa proposta o contribuinte não efetuar o pagamento, a Prefeitura poderá executar judicialmente a dívida", explicou o diretor.