Primeira rede de hipermercados a abrir as portas no Paraná, em 1981, o Carrefour contra-ataca as investidas da líder mundial Wal-Mart, que ampliou participação no país com a compra de outras bandeiras. No estado, a rede americana assumiu no fim de 2005 as marcas Mercadorama e Big. Na reação, o grupo francês investe na melhoria das lojas, num investimento programado para este ano de R$ 700 milhões em todo o Brasil. Em 2005 o faturamento do Wal-Mart ficou apenas 0,8 ponto porcentual abaixo do Carrefour, segundo lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O primeiro lugar é da rede Pão de Açúcar desde 2003.
A loja Carrefour no bairro Champagnat (em frente ao ParkShopping Barigüi) recebeu um aporte de R$ 7 milhões. A reforma durou três meses e foi realizada durante a noite, para manter as portas abertas ao público. O consumidor da região foi privilegiado por ser o mais exigente, diz o diretor Manoel Araújo. "Queremos fidelizar o cliente, o que também tem relação com o crescimento do Wal-Mart", disse.
As melhorias incluem ampliação de serviços como açougue e comida pronta, outra disposição dos produtos têxteis e eletrônicos e o aumento do mix de produtos em 20%. Cresceu também a quantidade de produtos paranaenses (identificados nas gôndolas com uma bandeira do estado). E não são apenas as marcas líderes que aparecem nas prateleiras. "Produzimos localmente parte dos produtos de marca própria, principalmente na linha de alimentos secos", explica Araújo, que esteve em Curitiba ontem para a reinauguração da loja do Champagnat.
As outras duas lojas na região de Curitiba receberam um orçamento de reforma mais modesto, e só para o ano que vem. Deve ser investido R$ 1 milhão no total, valor onde pode estar incluída a unidade de Londrina.