O Carrefour pode buscar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no Brasil em 2015, afirmou o presidente-executivo da segunda maior rede varejista do mundo, Georges Plassat, acrescentando que nada está decidido por enquanto. Durante a apresentação de resultados da companhia, o executivo afirmou que a companhia também avalia abrir o capital do negócio brasileiro para um investidor local. Em ambos os casos, afirmou Plassat, o Carrefour iria manter o controle da operação.

CARREGANDO :)

A companhia divulgou um aumento nos lucros nesta quarta-feira, com o trabalho investido na reestruturação das operações na França começando a surtir resultado. O Carrefour também afirmou que irá gastar mais neste ano para reviver seus hipermercados na Europa e se expandir na China e no Brasil.

A empresa disse que o lucro operacional no ano passado subiu 5,3%, ligeiramente acima do esperado, para 2,238 bilhões de euros (3,1 bilhões de dólares), impulsionado por uma melhoria acentuada da rentabilidade no mercado doméstico, bem como por um crescimento robusto na América Latina, a despeito do desempenho de Espanha, Itália e Ásia ter permanecido fraco.

Publicidade

O Carrefour informou que sua margem operacional na França, responsável por 47% da receita da companhia, subiu para 3,4% das vendas, ajudando a elevar a margem do grupo para 3%, ante 2,6% em 2012, mas num percentual ainda inferior aos 4,9% alcançados pelo rival francês de menor parte Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil.

Na América Latina, o Carrefour registrou crescimento orgânico de vendas de 12,3%, comparado com 12,5% em 2012. Segundo a companhia, houve melhora da rentabilidade na região, com aceleração a partir do segundo semestre. Chamando o desempenho no Brasil de "excelente" em todos os formatos, o Carrefour afirmou que os hipermercados no país continuaram a melhorar sua performance, enquanto a rede de atacarejo Atacadão consolidou sua liderança, encerrando o ano com quase 100 lojas no país.

Dividendos

O Carrefour também elevou seu dividendo para o ano passado em 7%, para 0,62 euro por ação. "A elevação de dividendos reflete os bons resultados que o Carrefour entregou em 2013, graças à boa execução do seu plano de ação na França e à sua estratégia multiformato em meio a um clima econômico desafiador", disse o vice-presidente financeiro da rede, Pierre-Jean Sivignon, em uma teleconferência.

O Carrefour informou que vai investir entre 2,4 bilhões e 2,5 bilhões de euros para renovar e expandir lojas este ano, acima dos 2,2 bilhões de euros de 2013. Sivignon afirmou que o Carrefour vai continuar a renovar lojas na França, Brasil, Itália e Espanha em 2014, enquanto expande sua rede na China e no Brasil.

Publicidade