A multinacional chinesa de tecnologia Baidu anunciou que fez, nesta semana, seu teste mais longo com um carro autônomo circulando pelas ruas de Pequim. O automóvel utilizado foi um BMW modelo Gran Turismo, equipado com um sistema inteligente desenvolvido pelo Baidu, que permite ao carro trafegar sem um motorista.
Segundo a empresa, o veículo teve sucesso ao fazer curvas, ultrapassar outros veículos, contornar rotatórias, parar e dar a partida em semáforos, além desacelerar por causa do tráfego e mudar de faixas. O pico de velocidade foi de 100 quilômetros por hora.
O carro autônomo do Baidu está em desenvolvimento desde 2013 e, por meio de tecnologias de reconhecimento de objetos, pode detectar obstáculos ao seu redor, reconhecer faixas de rolamento e definir com precisão distância e velocidade.
Percurso
O deslocamento total foi de 30 quilômetros e começou na sede da companhia, em Pequim, que fica na zona Oeste da cidade, e envolveu uma viagem até o Ninho de Pássaro, Parque Olímpico localizado na periferia Norte de Beijing.
O carro autônomo do Baidu é programado para percorrer uma rota definida. A ideia é que, com a repetição dos testes e a comercialização do sistema, novas rotas sejam criadas, permitindo que toda a China seja mapeada dentro de 5 a 10 anos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast