Cascavel – Quem visitou o Show Rural pôde ter uma idéia daquilo que pode ser o carro do futuro. A Itaipu Binacional apresentou o veículo elétrico movido por energia gerada a partir do biogás. O protótipo desenvolvido em parceira com a empresa de eletricidade suíça KWO e a Fiat Automóveis agradou aos agricultores que visitam o evento.

CARREGANDO :)

O protótipo tem as baterias carregadas com a energia elétrica produzida em um biodigestor. A intenção dos expositores é provar que o agronegócio nacional tem condições necessárias para mudar de consumidor intensivo para gerador de energia elétrica. Produtores de matérias-primas, indústrias, frigoríficos e cooperativas que geram biomassa podem obter remuneração compensadora pela energia excedente que será vendida para a Copel e ainda comercializar adubos orgânicos – além de reduzir os focos de poluição.

O Programa de Geração Distribuidora de Energia é resultado da parceira entre Itaipu, Copel, Sanepar, Eletrobrás e institutos de pesquisas, além de empresas nacionais de biodigestores e motores conversores. A intenção é desenvolver um veículo elétrico voltado às atividades rurais utilizando energia produzida pela própria propriedade. (MP)

Publicidade