A estratégia adotada pelas montadoras brasileiras, durante vários anos, de aproveitar a mudança de linha para reajustar preços dos carros, mesmo com pouca ou nenhuma alteração em relação ao modelo anterior, está sendo abandonada. Hoje, ocorre o oposto. Mesmo com novo desenho e mais equipamentos, muitos dos modelos 2010 estão chegando ao mercado mais baratos que a linha 2009.
O Fiesta 2010, que será lançado pela Ford nesta semana, terá preço médio entre 3% a 4% inferior ao da linha atual, o que representará uma economia média de R$ 1,3 mil a R$ 1,5 mil. Há casos em que a versão ficará até 6% mais barata, como a Fly, que terá preço sugerido de R$ 32,2 mil, R$ 2 mil a menos que a versão da linha 2009.
A estratégia foi usada também na recém-lançada picape Ranger, cuja versão top, que custava R$ 103,9 mil, teve o preço reduzido em R$ 7,2 mil na versão 2010, mesmo com a incorporação de itens como vidros com sensor antiesmagamento e sistema de travamento das portas por controle remoto.
Com a mudança de linha ocorrendo cada vez mais cedo, manter ou reduzir preços também faz parte da disputa por participação no mercado. A Fiat iniciou em janeiro a introdução de modelos já classificados como 2010. Antes, essa mudança era feita por todas as marcas só no segundo semestre.
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