O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, afirmou nesta sexta-feira (23) que os preços dos carros novos podem começar a subir a partir do fim de abril, ou início do mês de maio.
Ele lembrou que o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo cobrado no momento da produção dos veículos, foi aumentado desde o início de abril. Durante a crise financeira, o tributo foi reduzido para estimular a produção. Entretanto, o retorno das alíquotas maiores do IPI ainda não gerou impacto grande nos preços porque as concessionárias estavam com grandes estoques."O efeito [do fim do IPI reduzido] começa a ser sentido no fim de abril e início de maio. Está no final do processo. Mas isso não significa que não vai ter mais promoções. Pode ter um concessionários, em um determinada região, que ainda têm estoques antigos. Cada concessionário tem o seu estoque", disse Schneider, que participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) em Brasília.
O presidente da Anfavea disse ainda que cerca de 13,8 mil veículos estão sendo licenciados por dia em abril, ainda pelo efeito do IPI reduzido que vigorava até o fim do mês passado. "Muitos carros foram comprados em março e foram licenciados somente em abril. E muitos concessionários elevaram seus estoques já sabendo do fim do IPI", explicou Schneider.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast