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Consumidor

Carta

No dia 22/04/2010 solicitei à Tim, através do número *144, a mudança do plano Infinity Controle para o plano Pré-Pago do número registrado em meu nome. Fui informado pelo atendente que dentro de 72 horas, no máximo, a mudança estaria concluída e que eu deveria pagar a fatura que venceria em maio, referente ao serviço que já havia sido utilizado.

Em maio efetuei o pagamento da fatura residual e fiquei tranquilo, imaginando que estava tudo resolvido, e deixei de usar o número em questão. Em junho, fiquei surpreso quando chegou uma fatura cobrando o valor normal do plano Infinity Controle, como se nada tivesse acontecido.

Em novo contato com a Tim, no dia 18/06/2010, fui informado de que a mudança de plano não hava sido concluída. Questionei a cobrança informando o protocolo gerado no dia 22/04 e a fatura foi cancelada. Formalizei um novo pedido de mudança para o plano Pré-Pago. Novamente esqueci o assunto até que no dia 26/06/2010 recebi uma mensagem SMS cobrando uma fatura em atraso. Verifiquei que havia recebido um novo boleto bancário, cobrando novamente o plano Infinity Con­trole. Entrei em contato com a Tim e fui informado que de fato havia sido finalizado a mudança do plano, porém, a cobrança era referente ao período de 24/04 a 24/05.

No dia 28/06/2010, após uma hora e meia ao telefone e depois de falar com quatro atendentes, consegui uma resposta ao meu problema. Registrei uma reclamação e fui informado que a mudança do plano somente havia sido efetivada no dia 18/06/2010 e que a cobrança seria "justa", pois o crédito do plano Infinity Controle havia ficado a minha disposição mesmo que eu não tivesse utilizado mais o numero depois do dia 22/04/2010.

Ou seja, a Tim não efetivou a mudança quando eu solicitei pela primeira vez, e agora quer que eu pague valores posteriores a isto, como se a culpa fosse minha por eles não terem efetivado um serviço no prazo estipulado?

Guilherme Jasper, Empresário

* * * * *

Resposta:

O Centro de Relaciona­mento com o Cliente da Tim informa que entrou em contato com o Sr. Gui­lherme Jasper e efetuou os ajustes necessários nas fa­­tu­­ras. Informou também que sua linha está ativada como pré-pago. A TIM rei­te­­ra que reforça constan­te­­men­te o treina­mento de seus colabora­dores para oferecer melhor atendi­men­­to aos clientes e que todas as observações apontadas serão utilizadas no aprimoramento de seus serviços e processos. Para informações sobre a operadora, basta acessar www.tim.com.br ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de um telefone fixo.

Réplica

Mesmo o problema tendo sido resolvido, é revoltante ver que mesmo após diversas regulamentações e exigências da Anatel o desrespeito ao cliente continua. O fato de eu ter conseguido resolver uma situação que não deveria levar mais do que cinco minutos, se transformou em pouco mais de três meses, e ainda assim só foi resolvido com ajuda da Gazeta do Povo.

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