Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Boletim

Cartão com sotaque

Vídeo | RPC TV
Vídeo (Foto: RPC TV)

O pequeno varejo está oferecendo crédito de gente grande no Paraná. Uma parceria entre a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e o Unibanco/Fininvest oferece às empresas filiadas o cartão de crédito AprasCard.

AdesãoA iniciativa já é um sucesso: segundo o diretor comercial da Apras, Valde Renato Prochmann (foto), 40 supermercados fecharam contrato com a financeira desde que o projeto foi lançado, em março. Pequenos e médios supermercados têm pouco poder de negociação com bancos e financeiras para garantir ao cliente vantagens como 40 dias sem juros para pagar, parcelamento de compras em até 12 meses e anuidade grátis.

PaciênciaNão é só em concessionária de automóveis que o consumidor precisa ter paciência para levar seu carro para casa. O mercado de caminhões também está em alta, e o prazo de entrega oscila entre 45 e 120 dias. Tanto que, na fábrica da Volvo, em Curitiba, todos os caminhões fabricados diariamente já têm dono. O motivo para tanta encomenda é o bom momento vivido por setores como mineração, agricultura (principalmente cana-de-açúcar) e construção civil.

Mão-de-obra importadaA capacitação de mão-de-obra para as obras de ampliação na refinaria Repar, de Araucária, motivou ataques ao governo estadual. O deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia Legislativa, acusou o governador Roberto Requião de não ter percebido "a importância e a urgência de qualificar mão-de-obra" para a ampliação, que deve gerar 17 mil postos de trabalho até 2011 e está orçada em R$ 5 bilhões. Segundo ele, a Petrobrás estaria ameaçando "importar" trabalhadores da China e da Turquia para a ampliação.

Em treinamentoO governo não deu resposta às declarações de Rossoni. Já a Petrobrás reiterou em nota que firmou parcerias com Senai, UTFPR e prefeitura de Araucária para qualificar 800 pessoas — 170 já estariam trabalhando nas prestadoras de serviço da Repar. Além disso, informou que outros 9 mil profissionais devem ser treinados em Curitiba e Araucária até o fim de 2008 pelo programa Prominp, bancado pela estatal.

Lombada em LimaComeçam a funcionar quinta-feira no Peru as primeiras lombadas eletrônicas exportadas pela paranaense Perkons. Elas foram instalados na avenida La Marina, que liga a cidade de Callao à capital, Lima. Juntamente com a argentina Sutec, a Perkons firmou parceria público privada com a prefeitura de Callao para implantar um sistema de gerenciamento integral de trânsito. A primeira lombada eletrônica foi instalada em Curitiba há 15 anos. Atualmente, 18 estados usam a tecnologia criada pela empresa paranaense.

Bom para os outrosGuarulhos comemora a elevação de sua nota atribuída pela agência classificadora de risco Austin Rating, com base na capacidade do município de honrar seus compromissos financeiros, gerar superávits orçamentários e primários e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Guarulhos, como se recorda, é um dos emissores de títulos "podres" adquiridos pelo Paraná na privatização do Banestado e que rendem multa mensal de R$ 5 milhões ao governo do estado.

Os mais influentesOs "quase paranaenses" Miguel Krigsner e Oriovisto Guimarães concorrem, junto com outros 50 empresários, ao título da Revista Exame de executivo mais importante do país. Krigsner, fundador de O Boticário — que tem sede em São José dos Pinhais —, nasceu em La Paz (Bolívia) e veio para o Brasil com 11 anos. Paulista de Batatais, Guimarães mudou-se para o Paraná com a família quando tinha 3 anos. Ele fundou o Grupo Positivo, em 1972.

DisputaAbílio Diniz (Pão de Açúcar), Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) e Nenê Constantino (Gol) também estão na lista. A escolha foi feita pelos presidentes das 500 maiores empresas brasileiras e por leitores da reista. A premiação será em agosto.

Gimba em CuritibaUma pesquisa de mercado de um ano e meio de duração, conduzida pela consultoria Gouvêa de Souza & MD, trouxe a Curitiba a primeira loja de varejo da Gimba — distribuidora nacional de material de escritório do grupo Remaza. Antes as vendas eram feitas por telefone, internet e contratos. Papelaria, purificadores de água e equipamentos como frigobar e televisores estão lá, e ainda é possível contratar a implantação de rede sem fio e fazer manutenção de computadores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.