Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pragas

Cartão vermelho na internet

Rio de Janeiro – Se na Alemanha as medidas de segurança para a Copa foram cuidadosamente estudadas antes da refrega mundial, na internet também é preciso pôr mais cães de guarda que o usual nesta época. A bola continua rolando nos gramados e pipocam por aí sites diversos sobre a competição, mas todo cuidado é pouco. Não é uma boa idéia acessar qualquer página web futebolística dando sopa. Ainda mais se for desconhecida. Uma pesquisa feita pela McAfee SiteAdvisor, espécie de leão-de-chácara contra sites estranhos na grande rede, demonstrou que existem muitos lugares no ciberespaço explorando a boa-fé dos torcedores de todos os países. Foram analisados 3,8 milhões de sites sobre a Copa, e concluiu-se que parte deles esconde vírus, adware e spyware, entre outros códigos maliciosos. A McAfee SiteAdvisor listou num ranking os países cujos times levavam aos sites mais perigosos. Angola demonstrou ser o mais perigoso, com 24% de sites suspeitos encontrados. O jogador Lamas, do mesmo time, foi também o objeto do maior número de páginas suspeitas encontradas na pesquisa: 45,5%. E o Brasil é o segundo da lista: 17,2% dos sites que abordam a seleção podem conter ameaças. Os jogadores brasileiros com mais sites não-fidedignos são, pela ordem, Roberto Carlos (40%) e Ronaldo e Zé Roberto, ambos com 36% na lista.

Mas como foi feita essa pesquisa? Conversamos com um dos responsáveis pelo ranking, Shane Keats, estrategista de mercado da McAfee SiteAdvisor. A empresa tem um software homônimo que usa uma tecnologia de rastreamento de vírus e spyware na internet chamada "crawling". Para realizar a pesquisa, a turma da McAfee entrou num Google já combinado com a ferramenta e tascou nele uma expressão que combinava os elementos "nome do jogador + World Cup Screensaver". Isso foi feito com os 736 jogadores presentes na Copa (por exemplo: "Ronaldo World Cup Screensaver"). Os screensavers, ou protetores de tela, muitas vezes escondem vírus ou spyware, explica Shane.

Os resultados da busca no Google foram cruzados com a base de dados da empresa sobre spyware e com sua miríade de testes de segurança online. O resultado foi o ranking.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.