Cadastro inadequado
Tenho um celular TIM pré-pago. No dia 18 de maio passado, fui a uma loja da TIM com a intenção de mudar meu plano para pós-pago. O sistema, para minha total surpresa, me identificou como inadimplente. Descobri, então, que a TIM tinha vendido um pós-pago com DDD 31 em meu nome e CPF, cuja conta não havia sido paga. Me pergunto como foi possível a tal venda? Que comprovantes foram apresentados no momento da compra? Que comprovante de residência?
Orientado pelo serviço de atendimento telefônico com que a loja me pôs em contato, telefonei para o *144 para registrar o problema. Depois de falar com seis atendentes, naquele ritual infernal de todos bem conhecido, consegui as informações de como proceder. Deveria mandar um fax com os meus documentos e uma carta explicando a situação. Me disseram que receberia uma resposta em cinco dias úteis. Fiz isso no mesmo dia.
Não tendo recebido qualquer resposta no prazo prometido, voltei ao *144 para obter informações. De novo, tive de passar por seis ou sete atendentes até que alguém me disse que meu registro estava aberto aguardando o envio da documentação. Repeti todo o processo.
Até hoje não tive qualquer resposta. Tentei, por duas vezes, obter informações pelo *144, sem qualquer sucesso. Gostaria de saber se existe algum meio para fazer a TIM me responder e, mais importante, reconhecer o seu erro.
Carlos Alberto Faraco
Resposta
A operadora informa que houve um equívoco no momento do cadastramento de um cliente que comprou um celular com DDD 31, o qual já foi solucionado. O CPF do senhor Carlos Alberto Faraco não consta da lista de restrição cadastral da empresa.
Assessoria de imprensa da TIM
Réplica
Duas questões ficaram, porém, sem resposta efetiva: por que a operadora só me respondeu quando enviei a queixa à Gazeta do Povo? E como foi possível que "no momento do cadastramento de um cliente" tenha surgido, assim sem mais, justamente meu nome e CPF? Acho que a operadora me deve ainda o envio de um documento por escrito atestando que meu CPF de fato não consta mais da lista de restrição cadastral da empresa. Acho isso indispensável nas circunstâncias, já que a empresa exigiu, por duas vezes, que eu mandasse por fax uma carta relatando o problema cartas que ficaram sem resposta.
Carlos Alberto Faraco
Tréplica
Esta foi uma ocorrência excepcional. Houve uma falha operacional manual. A operadora, para garantir a autenticidade dos dados no momento do cadastro de clientes, faz a validação com os documentos existentes em arquivo ou no sistema. Diante da solicitação do cliente, a TIM enviará uma carta atestando que o seu CPF não consta na lista de restrição cadastral da empresa.
Assessoria de imprensa da TIM
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