Curitiba – Você já pensou em trabalhar em um cartório? Você sabe qual o trabalho de um cartório, além de registrar nascimentos e casamentos? As perguntas não são incomuns, mas passarão a ser mais facilmente respondidas a partir de agora. Os cartórios estão iniciando uma série de ações destinadas a incentivar a profissionalização da mão-de-obra, abrindo espaço para contratações e incentivando a evolução da carreira no segmento.

CARREGANDO :)

Os cursos serão divididos em duas áreas: formação de mão-de-obra, destinado a formar profissionais para ingressar no segmento, e de aperfeiçoamento profissional, direcionado para quem já trabalha no ramo e pretende evoluir na carreira.

O trabalho está sendo realizado pela Associação dos Serventuários da Justiça do Estado do Paraná (Assejepar), que criou um calendário de eventos, que começou em novembro e será retomado no início de 2006. A proposta inclui também a inscrição de participantes e interessados em um banco de empregos da Assejepar que será consultado pelos associados da entidade no momento do preenchimento de vagas.

Publicidade

A diretora de formação da instituição, Sílvia Castelo Branco Gradowiski, explica que a oferta de formação integrada aos profissionais de cartório nasceu da preocupação dos titulares da serventia em manter em evolução o atendimento oferecido. Sílvia informa que alguns cursos de formação já vinham sendo realizados de forma isolada. Em razão dos resultados positivos alcançados, a instituição decidiu criar um calendário amplo em parceria com o Instituto de Educação dos Escrivães, Notários e Registradores (Inoreg).

"Já há algum tempo estamos investindo na criação de um novo profissional de cartório, que para evoluir na carreira tem de se profissionalizar. Isso é positivo para toda a sociedade porque permite a melhoria do atendimento oferecido à população nos cartórios", afirma.

Formação variada

O calendário de cursos desenvolvido pela Assejepar para ser executado nos próximos 12 meses prevê o repasse de conteúdos em diversas áreas. Uma das principais preocupações é com a formação técnica. Para isso, serão realizados cursos básicos sobre postura no ambiente de trabalho e atendimento, e avançados, envolvendo legislação e técnicas de trabalho. Haverá também módulos sobre marketing e motivação. Os cursos serão realizados em várias cidades do Paraná

Serviço: Para receber a programação completa sobre os cursos da Assejepar basta enviar um e-mail para secretaria@assejepar.com.br ou telefonar para (41) 3321-5421.

Publicidade