Não há nenhuma decisão tomada sobre o padrão de TV digital que será implantado no país. A informação oficial é da assessoria da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo a Casa Civil, o governo está estudando os aspectos técnicos e as propostas comerciais dos três padrões - americano (ATSC), japonês (ISDB) e europeu (DVB).
O anúncio sobre o padrão escolhido deve ser feito na sexta-feira.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que se reuniu nesta quarta-feira com Dilma Rousseff, disse que a ministra desmentiu a informação de que o padrão japonês já foi escolhido. Segundo ela, as negociações comerciais ainda estão sendo feitas.
- O dia 10 de março poderia ser a sinalização dos negócios em curso, sobre a política industrial - disse a deputada.
Jandira Feghali afirmou ainda que não está descartada a possibilidade de a data de 10 de março ser adiada. A deputada defendeu que a definição da tecnologia fosse feita ao mesmo tempo que a elaboração do modelo de negócios. Mas admitiu que Dilma Rousseff não compartilha desta opinião.
Organizações da sociedade civil na área da comunicação também se reuniram nesta quarta com a ministra para pedir à Casa Civil a abertura dos debates da implementação da TV Digital no país e o adiamento da decisão sobre a escolha do padrão.