Os mais de 4 mil colaboradores da Caterpillar Brasil em Piracicaba têm total conhecimento sobre a razão de existir da empresa onde trabalham: construir um mundo melhor. Um propósito que se espalha por todos os setores da companhia que é a melhor para se trabalhar no Interior Paulista na categoria de Grandes Empresas do Great Place to Work São Paulo 2020. Um repeteco do que ocorreu na edição anterior, a primeira realizada regionalmente no estado.
A empresa do ramo de produção automotiva tem o foco total no cliente e na forma de ajudá-lo a desenvolver comunidades em todo o mundo. É isso que move a Caterpillar e seus colaboradores, que demonstram todos os dias que estão não apenas alinhados com o propósito, mas trabalhando incessantemente para atingi-lo.
LISTA COMPLETA: Great Place to Work: as 100 melhores empresas para trabalhar em São Paulo
“Eles [colaboradores] sabem que fazem parte de uma empresa de serviços essenciais e este é um dos motivos que os inspiram a permanecer fortes e a fazer o possível para defender o que acreditam”, diz o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto.
Mas fazer com que os colaboradores se movam em busca do propósito exige mais do que palavras. E é dessa forma, com ação, que a companhia incentiva e motiva os funcionários. Isso significa proporcionar a todos as ferramentas necessárias e também propiciar um bom ambiente de trabalho, leve e com sensibilidade.
Um ambiente no qual não há diferença entre as pessoas, sem levar em consideração questões de sexo, idade, raça ou orientação. Um ambiente diverso que contribui para que o propósito seja alcançado. “Acreditamos que, trabalhando dessa forma, podemos construir a melhor e mais talentosa equipe para ajudar nossos clientes a ter sucesso”, comenta Renosto.
Segurança para crescer profissionalmente
Em uma indústria do tamanho e do ramo de atuação da Caterpillar, o item segurança é mandatório. E isso é levado muito a sério na unidade de Piracicaba. Renosto lembra que a saúde e a segurança das pessoas e do meio ambiente estão enraizadas na cultura da empresa, nos mais diversos níveis. Criar um ambiente seguro significa cuidar das pessoas e, consequentemente, compreender as necessidades dos clientes e entregar para eles a melhor solução possível.
“A segurança continua sendo nossa primeira e mais significativa prioridade. Nunca renunciamos ao nosso compromisso de garantir que todos os funcionários voltem para casa com segurança todos os dias”, reforça.
E quando falamos em segurança, não é apenas no aspecto físico, mas também de os colaboradores saberem que estão em um ambiente no qual estejam certos de que todos são importantes. Não por acaso, dentro da própria Caterpillar há um intercâmbio grande, com profissionais mudando de função na companhia. Mas isso, segundo o presidente da empresa, sempre com uma atenção dos líderes a aspirações de carreira e desenvolvimento de cada um dos colaboradores.
Além disso, a empresa disponibiliza diversos programas de treinamento dentro de uma plataforma de e-learning, com cursos mais variados e que atingem todos os setores da companhia. Só que a questão de treinamento não se limita a questões mais técnicas e profissionais, mas também a habilidades comportamentais e de liderança.
Dessa forma, a possibilidade de crescimento interno se expande, especialmente porque a Caterpillar é uma empresa global, com dezenas de sedes ao redor do mundo, dos Estados Unidos à Indonésia, da França à África do Sul. “Como as unidades de negócios no Brasil fazem parte do sistema global de recrutamento, nossos funcionários podem se candidatar a vagas em qualquer lugar do mundo”, comenta Renosto.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Quebra de sigilo de relatório da PF coloca Bolsonaro à beira do abismo; acompanhe o Sem Rodeios
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast