Empresários optaram por manter somente a construção do Shopping Palladium, situado na Avenida das Cataratas| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Os grupos Catuaí e Palladium anunciaram uma parceria para construir um único shopping center em Foz do Iguaçu. Desde o final do ano passado, cada um investia em empreendimentos próprios na cidade. Com base em pesquisa de mercado e recomendação do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo, os empresários optaram por manter apenas as obras do Shopping Palladium, situado na Avenida das Cataratas, corredor turístico de Foz do Iguaçu.

CARREGANDO :)

A escolha pelo Shopping Palladium deve-se ao fato de as obras, iniciadas este ano, estarem mais adiantadas, com cerca de 90% da estrutura do primeiro piso pronta. As obras do Catuaí, ao contrário, começariam a entrar em ritmo acelerado apenas nesse semestre. Cada grupo terá cerca de 50% do empreendimento, cujo custo de edificação está dimensionado em R$ 190 milhões.

Presidente do Grupo Tacla, investidor do Shopping Palladium, Aníbal Tacla diz que a decisão foi tomada com base no mercado. "Muitos lojistas e redes nacionais pediram para que se evitasse [a construção dos dois shoppings]. Seria prejudicial para ambos empreendimentos, lojistas que estivessem nos dois locais e para o comércio da cidade. Em um primeiro momento iria dividir demais o mercado", afirma. Essa é a primeira vez que o grupo Tacla se une a outro investidor para construir um shopping.

Publicidade

Tacla destaca que já há exemplos de que a inauguração simultânea de shoppings em cidades de médio porte não é um bom negócio. Empresários que investiram em cidades como Sorocaba, Blumenau, Limeira, Criciúma e Rio Grande estão com dificuldades em obter retorno comercial.

Com a fusão, todas as lojas âncoras terão contratos de sete anos, com exclusividade, assegura o presidente do Grupo Catuaí, Alfredo Khouri. O empresário diz que aposta no potencial de Foz do Iguaçu, mas quer garantir sucesso aos varejistas e à cidade.

Projeto futuro

A paralisação do projeto Catuaí não impede que o shopping seja retomado no futuro. Há possibilidades de o empreendimento sair do papel com investimento de ambos os grupos, conforme o comportamento do mercado nos próximos anos. O centro de compras, que teria 53 mil metros quadrados de área construída, 191 lojas, hipermercado e seis salas de cinema, seria construído na Avenida José Maria de Brito, área central, próximo ao único shopping em atividade na cidade, o JL Shopping.

O nome do shopping ainda não foi definido. O empreendimento deve ser inaugurado em 2015 e será o quinto maior do Paraná.

Publicidade