O dólar comercial fechou em leve alta frente ao real nesta terça-feira (29), em um dia de poucos negócios, com a ausência de grandes operações no mercado favorecendo a estabilidade nas cotações diante da aproximação do final do ano.
A moeda norte-americana fechou em leve alta de 0,11%, a R$ 1,743 na venda, depois de chegar a cair 0,75% pela manhã. Desde o início do ano, entretanto, a desvalorização do dólar no mercado local chega a 25,3%.
Operadores explicaram ainda que as cotações podem estar um pouco distorcidas pelo baixo volume de operações, uma vez que esta é a penúltima sessão do ano. Além disso, no fim da tarde, o dólar ganhava valor frente a uma cesta global de moedas.
Conservadorismo
Para o gerente de câmbio da Fair Corretora, José Roberto Carreira, o movimento refletiu a postura mais conservadora dos agentes, que prerefem não realizar apostas nesta época diante da menor liquidez no mercado e da aproximação do final do ano.
Outro fator contribuiu para o dia bastante parado. Normalmente, a maior parte das operações de câmbio no mercado à vista é liquidada em dois dias úteis (D+2). No entanto, para transações feitas nesta sessão, esse prazo cairia no dia 31, feriado bancário.
Com isso, a maioria dos agentes realizou operações basicamente com liquidação em um dia útil (D+1). "Isso ajudou a travar as cotações", pontuou Carreira.