Luigi Muffone está à frente de um negócio fundado em 1930, em plena Grande Depressão: a fabricante de chocolates Icab, de Curitiba. A empresa preserva daquele período a gestão familiar e um estilo cuidadoso. "Não estamos imunes à crise. 2009 será um ano complicado e sabemos que não podemos nos acomodar", avalia. Com cinco lojas em Curitiba, a Icab aproveitou o aquecimento do mercado em 2008 para lançar novos produtos e procurar canais alternativos para suas vendas, estratégia mantida para 2009.
As grandes novidades de 2008 foram uma linha de chocolates para eventos, um panetone lançado para o Natal e parcerias com uma floricultura de Curitiba e duas lojas de Santa Catarina. Também foi aberta uma loja virtual no site da empresa. "Queremos aumentar os pontos de vendas, mas sem pulverizar. Estamos selecionando algumas lojas especializadas em artigos finos", explica Muffone. "Em 2008, absorvemos o aumento de custos, o que nos deixou com um bom posicionamento de preço. Não precisamos de empréstimos, nem de ajuda do governo para funcionar. Vamos ver mais uma crise passar." (GO)