Entre os valores defendidos pela CDD IT está a valorização do capital humano. E isso não é só de quem vê de fora. Pelo contrário. As pessoas estão no centro de tudo o que acontece lá dentro e, assim, conseguem extrapolar essa característica para todos os clientes. E essa forma de agir premiou a CDD IT como a melhor empresa para se trabalhar na Região Metropolitana de São Paulo na categoria Empresas Pequenas do Great Place to Work São Paulo 2021.
Fundada em 2010, a empresa é especializada em serviços e inovações tecnológicas, tudo feito sob medida para as necessidades dos clientes, de diversos ramos de atuação e de todos os cantos do Brasil. Com mais de 30 colaboradores, a CDD IT tem crescido rapidamente, mas sem perder o foco nas pessoas.
Isso, aliás, é algo que a companhia não abre mão e exercita todos os dias para criar um ambiente humanizado, no qual todos os colaboradores sejam tratados com equidade. Esse tratamento não parte de uma estratégia do departamento de Recursos Humanos, e sim da própria direção da empresa.
“Eles [diretores] acabam criando essa atmosfera familiar com uma comunicação bem informal, para tirar o peso do mundo corporativo. Eles fazem isso de uma forma humanizada, seja para o cliente ou para o colaborador. Eles trabalham muito com equidade”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da CDD IT, Bruna Monteiro.
A presença da diretoria no dia a dia da empresa, junto com os colaboradores, dá a impressão de que se trata de uma companhia com um clima de família. O contato é muito próximo, seja entre os próprios funcionários, ou entre diretores e colaboradores. E mesmo com a CDD IT crescendo, contratando mais gente, isso não se perde.
O escritório em si já demonstra na prática esse clima de proximidade. Ele não foi projetado sem paredes e sem divisões à toa. Existe um motivo por trás disso. “Esse ambiente é importante para aproximar as pessoas e não segmentar a empresa. E a produtividade também aumenta porque a resolução é muito melhor”, prossegue.
Para manter esse clima até mesmo nos momentos mais estressantes, de grandes projetos e muito trabalho, a CDD IT realiza ações para manter as pessoas próximas. São ações aparentemente simples, como uma partida de futebol ou uma noite recheada de pizza quando o expediente se estende. Simples, porém importantes para os resultados.
Reconhecimento para aumentar retenção
O bom ambiente, porém, não é criado somente por espaço físico ou ações de proximidade. O reconhecimento do trabalho também é um aspecto importante na CDD IT. E uma máxima que é combatida ferozmente por lá é aquela de que em time que está ganhando não se mexe. Com foco nas pessoas, é possível fazer diferente e melhor, valorizando o trabalho de cada um.
“A CDD IT está em constante evolução. Nós podemos ter uma performance melhor. Nosso objetivo é fazer com que o colaborador esteja extremamente satisfeito, sempre ouvindo cada história para construir um ambiente agradável para todos”, conta Bruna.
O aspecto financeiro surge natural nessa discussão. Mas isso não é tratado como um problema dentro da empresa. Tanto é assim que o CEO da CDD IT, Rodrigo Mathias Lima Candido, tem participação ativa na avaliação de desempenho dos colaboradores junto com os diretores e gerentes, para que salários e bonificações reflitam o desempenho de cada um na companhia.
Isso significa que a empresa consegue manter os colaboradores por mais tempo, mesmo em um setor com constante rotatividade. “Nós contratamos muitos profissionais de nível Júnior. Depois dessa oportunidade, desenvolvemos o colaborador, incentivamos para fazer cursos e melhorar o desempenho. E é reconhecido financeiramente. Com isso, ele não tem vontade de sair. Ele tem aqui o que precisa”, complementa Bruna.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Quebra de sigilo de relatório da PF coloca Bolsonaro à beira do abismo; acompanhe o Sem Rodeios
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast