• Carregando...
Aparelho da marca Dotcom, à venda em loja de importados de Curitiba: recepção de tevê analógica | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Aparelho da marca Dotcom, à venda em loja de importados de Curitiba: recepção de tevê analógica| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Se você já perdeu as contas, veja o que significa cada sigla e o que faz cada geração dos aparelhos

MP3: Tocador de música digital. Parece pouco, mas o aparelho (como os da Philips, abaixo) revolucionou nossa forma de ouvir música. Um aparelho pode armazenar de 256 MB até 8 GB.

MP4: É a primeira evolução do mp3, que ganhou a capacidade de reproduzir vídeo em uma tela de 1 polegada.

Leia a matéria completa

Desde o surgimento do mp3, o aparelhinho que revolucionou nosso jeito de ouvir música evoluiu e agregou diversas outras funções. Hoje, além do player de música e de vídeo (mp4), os aparelhos cumprem o papel de câmera fotográfica, filmadora, televisão e telefone celular. Ainda mais recentemente, maquininhas que funcionam como celular e aceitam dois chips de operadora estão cada vez mais comuns nas lojas especializadas. Será que a moda pega?

Para saber, é preciso conhecer um pouco sobre esses aparelhos. A cada nova função incorporada, o número que acompanha a sigla mp foi crescendo. Atualmente, os aparelhos de última geração são vendidos com a especificação de mp10. E se você se pergunta onde isso vai parar, a resposta pode ser bem simples: no seu bolso.

Um celular MP10 está para um amante da tecnologia assim como um canivete suíço está para um escoteiro. Além da versatilidade de desfrutar de todas as funções tecnológicas em um só produto, o fator preço tem tornado esses aparelhos cada vez mais atraentes. À partir de R$ 500 é possível encontrar aparelhos que integram televisor analógico com tela de 3 polegadas touchscreen, celular GSM quadriband com GSM dual SIM – a tal função que permite a utilização simultânea de dois chips – além do player para áudio e vídeo (mp4), câmera digital de 5 mega pixels, filmadora, webcam, bluetooth, rádio FM, pen drive e cartão de memória de até 8 GB.

O preço é convidativo, e equivale ao custo individual de uma câmera digital ou de um bom aparelho celular. Pensando assim, é como se todas as outras funções viessem "de brinde".

Isso tem feito dos multifuncionais uma verdadeira febre em sites de venda de produtos pela internet. Aliás, além dos sites, esses aparelhos só são encontrados em lojas de produtos importados. Até agora, nenhuma operadora se dispôs a oferecer um modelo destes em sua carteira de aparelhos.

A função dual sim é um atrativo à parte. Com ela, é possível ter um único celular para atender e fazer ligações por duas operadoras diferentes, ou ainda ter um chip com um número de uma cidade e outro de outra – algo bastante prático para alguém que vive se deslocando entre Curitiba e São Paulo, por exemplo, e tem de pagar altas taxas de roaming. Das grandes marcas, a única que oferece essa função no Brasil é a Samsung, com seu D880. Ele custa mais caro (R$ 990,00) e não é oferecido pelas operadoras – também, pudera: como é que elas vão exigir um contrato de fidelidade de um aparelhos desses?

Alguns modelos de MP10 até imitam o design de aparelhos mais conhecidos, como os Nokia N73 e N95 ou o próprio iPhone. Mas as marcas são bem menos conceituadas. Entre os principais fabricantes destes aparelhos estão Hotstone, I-modo, Foston, Best Tel, Motall e até Vaio – mas não se engane, trata-se de uma versão tabajara com a apropriação indevida do nome da famosa marca de notebooks da Sony.

Por isso, antes de comprar, é importante ficar de olho na qualidade do aparelho e, se possível, testá-lo em uma loja antes de fechar uma compra pela internet. Outro ponto a ser considerado é a qualidade do software instalado, que muitas vezes pode vir com uma tradução tosca para o português.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]