O novo celular Rokr EM35 (foto), da Motorola, nas lojas a partir de março, será o primeiro aparelho com a segunda versão da tecnologia CrystalTalk, que promete melhorar a qualidade das chamadas telefônicas ao reduzir a interferência de ruídos do ambiente (trânsito, outras pessoas falando, música alta etc.).
Mas será que melhora mesmo? Nos testes, o EM35 mostrou que sim. Foi possível escutar claramente uma conversa mesmo com o celular ao lado de um som com volume alto. A diferença ficou clara ao fazer uma ligação com um telefone sem o CrystalTalk, quando praticamente se ouvia mais a música ambiente do que a voz.
Apesar de a tecnologia ser mais vantajosa para o interlocutor do outro lado da linha, a acústica do EM35 também melhora a qualidade da ligação para o dono do aparelho. Uma situação ideal, porém raríssima, seria uma conversa entre dois aparelhos com a tecnologia.
Há algum tempo a Motorola, dona da tecnologia, insiste no CrystalTalk e chegou a encomendar uma pesquisa mundial para saber como o barulho das cidades atrapalha as conversas por celular.
Se a primeira versão não empolgou, dessa vez o CrystalTalk 2 altera de fato a qualidade da voz porque utiliza um microfone secundário apenas para captar - e separar da voz - os ruídos.
O EM35 traz outras inovações, como atalhos para aplicativos (widgets), bom acabamento e um controle "wheel", como no iPod.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião