Com o número de celulares já maior que o de habitantes no Brasil, a Cielo e a Redecard, as duas maiores credenciadoras de cartões de crédito do país, preparam-se para entrar na era dos pagamentos móveis, em que o aparelho celular toma o lugar do plástico.
Na corrida para assegurar um lugar neste mercado, que deverá movimentar cerca de US$ 100 bilhões na América Latina até 2015, a Cielo saiu na frente e anunciou na quarta-feira a criação de uma empresa, em parceria com a operadora Oi e o Banco do Brasil. O novo grupo começa a operar em abril de 2011. A empresa de pagamentos Paggo, da Oi, e a Cielo formarão uma parceria que fará captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações comerciais pagas via celular. Segundo um executivo da Oi, a meta é adicionar um milhão de clientes ao sistema por mês. As compras via celular envolvem o envio de uma mensagem via SMS para o comprador, que identifica-se com sua senha e autoriza a transação. As mensagens trocadas não serão cobradas pela operadora.
Num movimento semelhante, Itaú Unibanco e TIM assinaram acordo para oferecer cartões de crédito exclusivos para os clientes da operadora, que pode evoluir para a criação de novos produtos. Com os cartões, TIM e Itaú poderão explorar sinergias entre produtos financeiros e serviços de telefonia. As empresas, porém, ainda não divulgaram quais seriam as vantagens para os clientes. Segundo as informações, elas esperam lançar o primeiro produto nos próximos meses, sem data definida. Os cerca de 46 milhões de clientes TIM poderão optar pelo cartão Itaucard nas bandeiras Visa ou Mastercard. Os planos da Redecard no segmento ainda não foram divulgados.
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