Com a popularização dos smartphones e o avanço das vendas feitas por meio desses aparelhos no Brasil, as empresas de varejo on-line criam aplicativos e sites voltados a dispositivos móveis para ganhar força na briga por uma maior fatia do comércio eletrônico. Líder de mercado e dona de sites como Americanas.com e Submarino, a B2W viu suas vendas por dispositivos móveis saltarem mais de 130% no ano passado, ritmo bem acima do aumento de 28,25% de sua receita bruta, que somou R$ 6,96 bilhões em 2013.
O resultado reflete uma tendência vista no mercado brasileiro como um todo. De acordo com a empresa de pesquisas E-bit, as vendas feitas por meio de aparelhos móveis responderam por 4,8% do total movimentado no e-commerce no Brasil em dezembro, enquanto em janeiro do ano passado essa participação era de 2,5%.
Para fazer o cliente do site migrar ou adicionar os aplicativos a seu hábito de navegação, as companhias adotam estratégias como oferecer promoções exclusivas para clientes móveis, como tem sido feito pela B2W. Com o lançamento de um aplicativo em março para reservas de última hora, a agência de viagens on-line Hotel Urbano espera quintuplicar as vendas móveis, que deverão atingir R$ 100 milhões em 2014, ou cerca de 12% do faturamento previsto pela companhia.
Algumas varejistas que até recentemente só tinham site criaram uma página especial para acesso via smartphone, como a especializada em artigos esportivos Netshoes, que lançou a sua há menos de um mês. A empresa também pretende lançar um aplicativo para vendas por dispositivos móveis este ano.
Na visão de especialistas e executivos do setor, o que está ocorrendo agora é apenas o início de um processo de massificação das negociações por meio de smartphones no país, uma vez que a venda desses aparelhos subiu 123% no ano passado, para 35,6 milhões de unidades, segundo dados da consultoria IDC divulgados esta semana.