A Samsung divulgou nesta terça-feira (08) uma estimativa de lucro trimestral inesperadamente fraca, que a colocou rumo a seu pior resultado em dois anos e levantou dúvidas sobre a estratégia da líder em smartphones contra as rivais chinesas com preços mais baixos.
Embora a companhia sul-coreana tenha dito que vê condições de negócio melhores no terceiro trimestre, ela enfrenta um crescimento de mercado em desaceleração, uma intensificação da competição em preços na faixa mais baixa e a ameaça do próximo iPhone da Apple, que surge no horizonte.
"O lucro dá um duro choque de realidade na Samsung de que o problema não é a Apple, e sim a Samsung. Sua estratégia de vender aparelhos a preços altos não vai funcionar mais, uma vez que rivais chinesas também oferecem telefones bons o suficiente a preços muito mais baixos", disse Lee Seung-woo, um analista de tecnologia da IBK Securities.
"A Samsung precisa revisar sua estratégia de smartphones", completou ele.
Embora smartphones tenham levado a Samsung a lucros recordes no ano passado, o mercado está amadurecendo. A empresa de pesquisa IDC prevê que o crescimento global de vendas vai desacelerar para 19,3% neste ano ante 39,2% em 2013, enquanto os preços médios de venda também vão cair.
A Samsung estimou nesta terça-feira que seu lucro operacional no trimestre de abril a junho provavelmente caiu 24,5% em comparação ao ano anterior para 7,2 trilhões de wons (US$ 7,12 bilhões), a maior queda porcentual desde o primeiro trimestre de 2011 e o nível mais fraco desde um lucro de 6,5 trilhões de wons no segundo trimestre de 2012.
A estimativa da Samsung para o segundo trimestre ficou muito abaixo da previsão média de 8,3 trilhões de wons em uma pesquisa da Thomson Reuters com 38 analistas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast