A queda de braço pela aquisição da Netshoes ganhou novo capítulo, com mais uma elevação da oferta feita pela Centauro na tentativa de se sobrepor às negociações travadas desde abril entre o e-commerce de artigos esportivos e o Magazine Luiza.
A nova proposta, informada ao mercado em fato relevante datado de 11 de junho, é de US$ 3,70 por ação, num total de US$ 114,9 milhões. O valor é 23% mais alto do que aquele colocado na mesa pelo Magalu (de US$ 93 milhões, a partir do preço unitário de US$ 3 por papel) e que será avaliado em assembleia de acionistas da Netshoes marcada para esta sexta-feira (14) - com recomendação pela aprovação por parte do board of directors da companhia.
É a quarta vez que o preço oferecido pela "nativa virtual" passa por elevação desde que a Centauro entrou na disputa com o Magazine Luiza. A oferta original, por ação, era de US$ 2 (ou aproximadamente US$ 64 milhões). Contra esse valor, a Centauro ofereceu US$ 2,80. Magalu devolveu, então, com a atual oferta de US$ 3 e assistiu nova investida da rival, disposta a pagar ainda mais: com proposta elevada primeiro para US$ 3,50 e agora para US$3,70, o que representa uma escalada de 85% na comparação com o preço inicial.
A nova jogada
A cartada da Centauro traz não só a majoração de preço, mas também um incremento nos valores previstos para reforçar o capital de giro do negócio, além de antecipação no prazo de liberação do dinheiro. São definidos R$ 120 milhões em financiamentos com os bancos Bradesco, Votorantim e Itaú, em parcela inicial de R$ 70 milhões e mais duas de R$ 25 milhões.
No comunicado em que detalha a proposta e confirma o "manifesto interesse da Companhia na combinação de negócios", o conselho de administração da Centauro defende que as medidas delineadas são mais atrativas para os acionistas do que aquelas oferecidas pelo Magazine Luiza, uma vez que "fornecem inequívoco e substancial apoio para que a Netshoes possa suportar a pressão sobre seu fluxo de caixa operacional, bem como estabilizar sua condição financeira".
O texto responde à movimentação mais recente do board of directors da Netshoes, que rejeitou a oferta anterior, de US$ 3,50, sob a justificativa de que ela seria arriscada pois insuficiente para dar conta da condição financeira do e-commerce e de problemas de liquidez de curto prazo.
All-in
Para o analista Ilan Albertman, da Ativa Investimentos, o aumento oferecido pela Centauro é um "all-in, estão de fato indo com tudo porque tem know-how, sabem o quão difícil é ganhar share nesse mercado esportivo", avalia. Apesar de líder, a Centauro tem apenas 6% desse segmento do varejo, com forte concorrência de lojas regionais, conforme Albertman. Assim, a estratégia seria por evitar a entrada de um player novo, especialmente de uma potência como o Magazine Luiza.
"Pelo que parece, os acionistas da Netshoes estão preferindo um case mais estável e que já possui aprovação do CADE [Conselho Administrativo de Defesa Econômica]", pondera o analista, e reforça: "não vejo mudanças estruturais fortes o bastante para que eles mudem de ideia, ainda vejo a proposta da Magazine Luiza mais saudável e adequada".
Com IPO bastante recente (no qual captou R$ 772 milhões), não há informação suficiente sobre os números da Centauro na avaliação do analista e, nesse cenário, pode haver espaço para que o Magazine Luiza avance outra vez sobre o tabuleiro, no papel de player mais seguro.
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Aqui, Albertman destaca dois pontos desfavoráveis à Centauro. Um, que a injeção de capital de giro oferecido não é dinheiro a mais, mas empréstimo; segundo, que na captação com a abertura de capital não se previa qualquer investimento da natureza pretendida agora.
Nessa comparação, segundo Albertman, "seria mais fácil [para o Magazine Luiza] dispor do valor que ofereceu [pela Netshoes, de] US$ 93 milhões. É claro que [a diferença para os US$ 114,9 milhões da Centauro] não é um valor irrisório, mas quando a gente pega os dados da Magalu, por exemplo, de 2018: a receita líquida foi de mais de R$ 15 bilhões; patrimônio líquido, mais de R$ 2 bi. Consegue nadar de braçada nessa compra e não seria uma ameaça às suas finanças", pondera o especialista.
Reflexos na Bolsa
Beneficiadas pela guerra de preços, as ações da Netshoes (negociadas na Bolsa de Nova Iorque) tinham alta de 13% às 19h30, hora de Brasília.
A expectativa é que haja posicionamento do e-commerce sobre a nova oferta até o fim da noite de quinta-feira (13).