Curitiba Começa a circular hoje o terceiro número do boletim Economia & Tecnologia, que é uma iniciativa do Centro de Pesquisas Econômicas (Cepec) da Universidade Federal do Paraná com o apoio financeiro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. Segundo o coordenador geral do Cepec, José Luis Oreiro, o principal objetivo do boletim é abordar assuntos que envolvam grandes temas econômicos. A cada publicação, um economista é convidado para fazer análises de assuntos atuais.
Na edição que começa a circular hoje, o convidado é o diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Yoshiaki Nakano, que analisa as causas do baixo dinamismo da economia brasileira. O ex-ministro Bresser Pereira, também economista, inaugurou a primeira edição do boletim. Na segunda publicação, o convite foi para o deputado e economista Delfim Neto.
Segundo Oreiro, a equipe do Economia & Tecnologia avalia que a retomada do crescimento econômico é o tema econômico e político atual mais relevante no Brasil. Os pesquisadores apontam para um baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2005, que deverá ficar abaixo de 3%. "Acertaram os economistas que afirmavam, no ano passado, que o crescimento de 2004 era mais um caso de vôo da galinha. Vamos esperar que o próximo presidente da República tenha uma visão mais aberta para a questão do crescimento sustentado da economia brasileira", critica o coordenador do Cepec. Editado trimestralmente, o boletim Economia & Tecnologia pode ser adquirido na sede do Cepec (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico), em Curitiba. A assinatura anual custa R$ 180, e o exemplar avulso, R$ 35. (MG)
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast