Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Cerca de 17 milhões já mudaram de operadora sem troca de número

Usuários da telefonia fixa e móvel já fizeram 16,9 milhões de migrações entre operadoras, por meio da portabilidade, desde setembro de 2008.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela ABRTelecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entidade administradora da portabilidade numérica no país.

Ao longo dos últimos quatro anos foram realizadas 5,9 milhões de transferências por assinantes de telefones fixos, o que corresponde a 35% do total. esse número foi bastante superior: 11 milhões de migrações, o equivalente a 65% dos processos de portabilidade.

Trimestre

No terceiro trimestre deste ano, 1,16 milhão de usuários mudaram de prestadora. Entre os meses de julho e setembro foram processadas 483 mil migrações na telefonia fixa, 42%, e 677 mil móveis, 58%.

Segundo a ABRTelecom, os dados demonstram estabilidade em relação ao trimestre anterior, quando foram feitas 1,23 milhão de portabilidades numéricas.

No terceiro trimestre de 2011, o número foi bastante superior, atingindo a marca de 1,51 milhão de migrações.

Instruções

Para trocar de operadora sem alterar o número, usuários devem fazer o pedido na empresa para qual querem migrar. A transferência deve respeitar a natureza do serviço -de uma linha fixa para outra fixa, por exemplo- e a área de abrangência do mesmo DDD.

O prazo para a transferência é de três dias úteis. Após o pedido, o usuário tem dois dias úteis para desistir da portabilidade e suspender o processo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.