O setor da construção civil empregou 3.513 pessoas em Curitiba no último mês de setembro. Descontando-se os desligamentos que ocorreram durante o período, o saldo foi de 209 empregos criados no setor, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em todo o Paraná, foi registrada a criação de 601 empregos.
O desempenho curitibano em setembro foi o melhor entre as capitais do Sul do Brasil. Florianópolis, em Santa Catarina, obteve um saldo de 157 postos no setor. Já a capital gaúcha, Porto Alegre, ficou com um saldo negativo de 268 empregos.
De acordo com o Caged, 6.878 postos de trabalho foram criados na capital nos nove primeiros meses de 2010, o que representa um crescimento de 15,9% no setor na comparação com o ano passado. Deste total, 1,4 mil trabalhadores conseguiram o primeiro emprego. Atualmente, segundo informações da Prefeitura, cerca de 50,2 mil pessoas estão empregadas formalmente na construção civil em Curitiba.
Outros setores
Juntando-se todos os setores de atividade, 14.038 novos empregos formais foram criados no Paraná em setembro. Em relação a agosto, houve aumento de 0,60% na criação de postos. A expectativa é de que, até o fim do ano, o estado possa criar entre 120 e 130 mil novos empregos.
Os setores que mais contribuíram para a alta do emprego em setembro foram a Indústria de Transformação (+ 4.847 postos), Serviços (+ 4.528 postos) e Comércio (+ 4.356 postos). Dentro desses setores, as áreas que mais impulsionaram o crescimento foram borracha, fumo e couro; montadoras; eletroeletrônicos e comércio varejista.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast