A dois dias do fim do prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), 30% dos contribuintes do Paraná, o que corresponde a 460 mil pessoas, ainda não haviam acertado as contas com o Fisco. De acordo com a Receita Federal no estado, até as 8h40 desta segunda-feira (28), cerca de 1,14 milhão de contribuintes do total de 1,6 milhão haviam realizado o procedimento de entrega da declaração, que dvee ser feito até às 23h59 desta quarta-feira (30).
O contribuinte que não entregar a declaração dentro do prazo estabelecido terá que pagar multa de R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Segundo a Receita Federal no Paraná, quem ainda possui alguma dúvida sobre o procedimento pode procurar esclarecimentos no próprio programa gerador da declaração, ou se dirigir a uma das unidades de atendimento do órgão espalhadas pelo estado.
O plantão fiscal, disponível durante o ano todo, disponibiliza funcionários a mais nesta época, com horário de atendimento das 7 às 19 horas. O conselho é que procurem atendimento nestas unidades apenas pessoas com dúvidas urgentes sobre a declaração de 2014, já que o movimento costuma ser mais intenso nos dias que antecedem o prazo final para a entrega das informações.
O programa gerador para enviar a declaração está disponível na página da Receita Federal na internet. Como nos anos anteriores, a prioridade de restituição é para os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, ou pessoas com mais de 60 anos, com doença grave ou deficiência física ou mental.