Apenas o titular da linha telefônica pode fazer o bloqueio e deve ter em mãos o CPF, RG e o CEP de sua residência

CARREGANDO :)

Cerca de dez mil consumidores já bloquearam seus números para não receber telefonemas de empresas de telemarketing e de institutos de pesquisa. O Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT) entrou em funcionamento no Paraná na terça-feira (1º).

Publicidade

O bloqueio pode ser feito através do site da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-PR), pelo telefone do órgão (0800 41 15 12) ou nos balcões de atendimento do MS de cada município. Em Curitiba, o endereço é Alameda Cabral, 184, no Centro da capital.

A grande procura pelo cadastro que permite aos consumidores de telefonia móvel e fixa não receberem mais ligações de empresas e institutos de pesquisa gerou congestionamento na central telefônica do Procon na manhã desta quarta-feira (2). No entanto, no período da tarde a situação já tinha sido normalizada.

Apenas o titular da linha telefônica pode fazer o bloqueio e deve ter em mãos o CPF, RG e o CEP de sua residência. Não é possível fazer o cadastro telefonando para o Procon de um celular. O proprietário de uma linha móvel deve telefonar para o Procon de um telefone fixo. Cada consumidor pode fazer o bloqueio de até três números de telefone.

O consumidor que estiver cadastrado na lista e receber ligações de empresas de telemarketing e institutos de pesquisa 30 dias após ter feito o bloqueio, deve fazer a denúncia ao Procon. A multa vai de R$ 212 a R$ 3,192 milhões.