Entre as 10 marcas brasileiras mais valiosas, quatro delas são de cervejas. A Skol lidera o ranking elaborado pelo instituto de pesquisa Millward Brown. De acordo com a publicação, a marca vale U$ 6,7 bilhões. Na segunda posição, a Brahma foi avaliada em U$ 3,2 bilhões. Antarctica e Bohemia são as outras cervejas que integram a lista.
A metodologia da pesquisa que originou o ranking não leva em conta apenas o valor de mercado das empresas para quantificar o valor das marcas. O estudo também avalia aspectos intangíveis, como, por exemplo, se as marcas são salientes, significativas e de que modo se diferenciam no mercado onde atuam.
Variação negativa
Na edição de 2016 do ranking, as 10 marcas brasileiras mais valiosas apresentaram queda de valor em relação à pesquisa de 2015. A maior queda foi registrada por instituições financeiras. Bradesco e Itaú perderam, respectivamente, 63% e 57% do valor de suas marcas.
Ranking global
O estudo também aponta quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo. Nenhuma empresa brasileira está dentro do grupo liderado por empresas de tecnologia, que têm Google, Apple, Microsoft, AT&T e Facebook nas cinco primeiras posições.
Veja abaixo a lista das marcas mais valiosas no Brasil:
1) Skol
Valor da marca em 2016: U$ 6,7 bilhões.
Variação em relação a 2015: -21%
2) Brahma
Valor da marca em 2016: U$ 3,2 bilhões.
Variação em relação a 2015: -22%
3) Sadia
Valor da marca em 2016: U$ 2 bilhões.
Variação em relação a 2015: -27%
4) Bradesco
Valor da marca em 2016: U$ 1,9 bilhão.
Variação em relação a 2015: -63%
5) Itaú
Valor da marca em 2016: U$ 1,8 bilhão.
Variação em relação a 2015: -57%
6) Antarctica
Valor da marca em 2016: U$ 1,3 bilhão.
Variação em relação a 2015: -26%
7) Bohemia
Valor da marca em 2016: U$ 1,1 bilhão.
Variação em relação a 2015: -12%
8) Natura
Valor da marca em 2016: U$ 0,8 bilhão.
Variação em relação a 2015: -51%
9) Ipiranga
Valor da marca em 2016: U$ 0,8 bilhão.
Variação em relação a 2015: -23%
10) Cielo
Valor da marca em 2016: U$ 0,6 bilhão.
Variação em relação a 2015: -29%