Com grande apelo entre o público jovem, o consumo de cervejas artesanais dos Estados Unidos superou pela primeira vez o da Budweiser, a terceira mais vendida no país e por anos símbolo do mercado norte-americano. Dados da Beer Marketers Insights, que coleta informações do setor, mostram que as cervejarias artesanais do país distribuíram 16,1 milhões de barris em 2013, contra 16 milhões da Budweiser. Segundo a associação, as bebidas artesanais têm hoje 14% do mercado de cervejas dos EUA, que movimenta US$ 100 bilhões por ano. Os jovens de 21 a 34 anos lideram o consumo no segmento, com 36% do total, segundo dados da consultoria Nielsen.
Declínio
A Budweiser tem enfrentado um declínio no mercado norte-americano. Em 1988, a produção era de quase 50 milhões de barris. Agora, a Bud mira o consumidor jovem para tentar reconquistar espaço. Dados da AB Inbev mostram que 44% dos norte-americanos de 21 a 27 anos nunca provaram Budweiser.