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Cervejeiros de Curitiba vão produzir na Inglaterra

Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown: público local vai poder provar parte da produção feita na Inglaterra | Guilherme Glück Camargo / Divulgação
Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown: público local vai poder provar parte da produção feita na Inglaterra (Foto: Guilherme Glück Camargo / Divulgação)

Pimenta rosa e um blend de lúpulos norte-americanos e ingleses estão na receita da cerveja que os irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, da Cervejaria Bodebrown, de Curitiba, vão produzir na Inglaterra. A dupla foi convidada pela cervejaria britânica Adnams Brewery para elaborar uma versão brasileira da bebida, inspirada na Copa do Mundo. Durante o Mundial, 160 mil litros da Curitiba Pale Ale serão distribuídos em 900 pubs da rede JD Wetherspooon, uma das gigantes da área de bebidas do país.

A produção de cervejas colaborativas, quando uma fábrica convida parceiros para a atividade, é uma tradição no segmento. Foi em uma dessas ocasiões que a Bodebrown recebeu Greg Koch, da norte-americana Stone Brewing, no ano passado. "Koch tornou-se um embaixador da marca e da produção das cervejas artesanais em Curitiba. Foi ele que nos indicou para a AdnamsBrewery", conta Samuel.

Samuel e Paulo embarcam na próxima quarta-feira para Southwold, na costa norte inglesa. A versão brasileira será produzida no método mais tradicional do Reino Unido, o real ale, ou cask ale, em que a cerveja não é filtrada nem pasteurizada. A bebida sofre uma segunda fermentação depois de levada ao barril e só conta com gás carbônico natural. Quase toda a produção feita na Inglaterra será distribuída em pubs e até no aeroporto internacional de Heathrow, em Londres. Na volta para casa, os irmãos cervejeiros vão importar dez barris e, mais tarde, refazer a receita aqui também.

O nome – Curitiba Pale Ale – é uma homenagem da Bodebrown à produção de cerveja artesanal da cidade, que tem crescido nos últimos anos. A fábrica dos irmãos Cavalcanti é uma prova disso. Inaugurada em 2009, já recebeu mais de 30 medalhas em concursos nacionais e internacionais e aumentou a capacidade de produção mensal de 3 mil para 36 mil litros nos últimos dois anos, em mais de 12 tipos de cervejas diferentes, muitas em edições limitadas. Em março deste ano, foi bicampeã como a Melhor Cervejaria do Brasil pelo Festival de Blumenau.

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