O número de cheques devolvidos representou 1,87% do total de cheques movimentados em fevereiro de 2013, apontando o segundo recuo mensal, informou nesta terça-feira (12) a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em janeiro, a proporção era de 1,98% e em dezembro chegou a 2,01%. Em fevereiro de 2012, o número de cheques devolvidos respondia por 1,96% do total.
A empresa apontou que o número de cheques devolvidos em fevereiro caiu 18,1% na comparação com janeiro. Mas o número de cheques movimentados também caiu (13,1%), o que contribuiu para a redução do índice. Na comparação com fevereiro do ano passado, o recuo no número de cheques devolvidos foi de 16,1% e o total de cheques movimentados caiu 11,6%.
O número de cheques devolvidos de pessoas físicas caiu 10,0% no acumulado dos dois primeiros meses do ano ante igual período de 2012. Na mesma base de comparação, a devolução para pessoas jurídicas recuou 6,0%. No total, cheques devolvidos recuaram 9 0% no acumulado do ano até fevereiro, enquanto que os movimentados diminuíram 8,8%, ante mesmo período de 2012.
"A continuidade dos impactos positivos causados pela redução das taxas de juros e pelas condições favoráveis do mercado de trabalho contribui para um menor risco de inadimplência. Nos últimos meses temos observado essa influência benéfica na redução do porcentual de cheques devolvidos sobre os movimentados, em linha com a tendência de recuo recente dos demais indicadores de inadimplência", avaliaram os economistas da Boa Vista, em nota distribuída à imprensa.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast