O índice de cheques sem fundos alcançou em novembro a segunda maior marca da história, informou a Serasa. Em novembro, foram devolvidos 20,6 cheques por insuficiência de fundos a cada mil compensados. Esse índice perde apenas para o recorde registrado em março deste ano, de 20,8 devoluções por mil compensações de cheque.
Em relação a novembro de 2004 quando o indicador era de 16,3 devoluções por mil , a expansão no volume de cheques sem fundo foi de 26,4%. Na comparação com outubro quando foram devolvidos 19,7 cheques a cada mil compensações , houve um aumento de 4,6% na inadimplência do cheque.
Os técnicos da Serasa afirmam que o resultado de 2005 interrompe uma série de oito anos sucessivos de queda registrada de outubro para novembro. Em novembro de 1996, o indicador registrou uma elevação de 7,1% quando comparado com outubro do mesmo ano. Desde então, ocorreu variação negativa no indicador. Segundos os técnicos, esse comportamento é reflexo da elevação do nível de endividamento da população, impulsionada pela expansão do crédito e das elevadas taxas de juros.