O governo do Chile apresentou na segunda-feira um plano de projetos de infra-estrutura no valor de cerca de 2 bilhões de dólares entre este ano e 2008, valor que pode mais que dobrar caso se concretize outro pacote em fase de estudos.
Em uma apresentação diante de investidores locais e estrangeiros, o governo chileno anunciou a carteira de projetos de concessão, que inclui aeroportos, prisões, rodovias e a ferrovia que unirá a região central do Chile à Argentina.
A quantidade anunciada representa um forte aumento no investimento, o qual o governo alega ter totalizado 8 bilhões de dólares em 51 projetos de infra-estrutura, junto a companhias privadas, desde 1991.
"Temos um plano de investimento que promoverá concorrência, gerará investimento e aumentará rentabilidade para o negócio privado", disse Eduardo Bitran, ministro de trabalhos públicos, que estimou o investimento até 2010 em 3,5 bilhões de dólares.
O ministério está avaliando outras 29 iniciativas no valor de 2,4 bilhões de dólares, incluindo uma ferrovia entre a cidade de Arica, norte do país, e a capital boliviana, La Paz.