O produto interno bruto (PIB) do Chile cresceu 5,7% no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior, e registrou expansão de 5,6% em todo o ano de 2012 segundo dados do banco central do país. Em base ajustada sazonalmente, o PIB aumentou 5,5% na comparação entre os dois anos e o banco central destacou que 2012 teve quatro dias úteis a menos que em 2011. A previsão do banco central era de alta de 5,5% no PIB em 2012 e para este ano a estimativa é de avanço entre 4,25% e 5,25%.
A demanda doméstica cresceu 8,2% no quarto trimestre do ano passado, em termos anuais, e 7,1% em todo o ano de 2012, alimentada pelos investimentos e pelo consumo de bens e serviços pelas famílias. O banco central revisou a expansão no terceiro trimestre para 5 8%, de 5,7%, enquanto o crescimento no primeiro trimestre foi revisado para 5,1%, de 5,2%. Os dados do segundo trimestre foram mantidos.
O Chile também informou que teve déficit em conta corrente de US$ 6,497 bilhões no ano passado, equivalente a 3,5% do PIB, uma deterioração em relação aos US$ 6,213 bilhões do ano anterior. As informações são da Dow Jones.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast