A chilena Lan, companhia que detém a Lan Chile e a Lan Peru, comunicou à Bolsa de Valores de Santiago que concedeu financiamento de US$ 17,1 milhões, por meio de uma subsidiária, à Nova Varig. Segundo o comunicado, os créditos são conversíveis em ações da companhia brasileira, por opção exclusiva da Lan, o que significa que a empresa deve adquirir uma participação acionária na empresa brasileira.
Segundo o comunicado da Lan, a empresa chilena mantém negociações com os acionistas da Nova Varig para eventualmente exercer sua opção de participação na empresa mediante a capitalização dos créditos.
A companhia chilena afirma que, tomou a decisão de comunicar nesta quarta-feira ao mercado o acordo, que foi informado à Bolsa de Santiago em caráter reservado em setembro, porque poderá vir a deter uma participação minoritária na empresa brasileira.
Segundo nota divulgada nesta quarta-feira pela Varig, "este é o início do namoro entre duas grandes empresas da aviação civil". A companhia brasileira destacou ainda qu e apenas 45 dias após receber o Cheta, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já atraiu o interesse da Lan Chile.
As operaçãos da Varig foram adquirida pela Varig Log em julho do ano passado por US$ 24 milhões. A nova companhia criada para assumir as operações da antiga Varig, que está em processo de recuperação judicial, foi chamada de Nova Varig.
Veja a íntegra da nota da Varig:
"Para os investidores, 'este é o início do namoro entre duas grandes empresas da aviação civil'. A diretoria destaca que apenas 45 dias após ter recebido o CHETA, a nova VARIG já demonstra a sua força e o seu potencial no mercado por ter atraído o interesse de uma empresa de renome internacional e de excelente resultados operacionais como a Lan Chile."
Mais sobre a Lan
Com sede em Santiago (Chile), a Lan foi fundada em 1929, é líder na América Latina e membro da aliança oneworld. Pertencem à holding Lan as empresas: Lan Airlines, Lan Express, Lan Argentina, Lan Ecuador e Lan Peru.
A Lan Airlines voa para 56 destinos internacionais nas Américas, Europa e Pacífico Sul. Com operações próprias e com aliança, a Lan voa, a partir de Santiago, 15 destinos no Chile, 11 no Peru, 09 na Argentina, 02 no Equador, 10 em outros países da América Latina e Caribe, 03 nos Estados Unidos (com vôos diários para Miami, Nova York e Los Angeles), 02 destinos na Europa (Madri e Frankfurt) e 04 no Pacífico Sul (além de ser alternativa para os brasileiros rumo a destinos como Ilha de Páscoa, Austrália e Nova Zelândia. A Lan é a única empresa da América Latina que mantém vôos para o Taiti e a única companhia aérea que atende o destino Ilha de Páscoa). Dentro da América Latina, cobre 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.
Atualmente a frota da companhia formada por Boeing-737, Boeing-767 Airbus-319, Airbus-320 e Airbus-340 totaliza 80 aeronaves de passageiros e 9 de carga. Em 2005 a companhia transportou cerca de 8 milhões de passageiros.
Alem da Lan Airlines, a oneworld é formada pela American Airlines, British Airways, Qantas, Cathay Pacific, Iberia, Finnair e 12 afiliadas. Estão em vias de incorporação, como afiliadas, as empresas Japan Airlines, Malév e Royal Jordanian.